Lisboa vai premiar as melhores montras de Natal
Já estão abertas as inscrições para o concurso “Montras de Natal” da capital portuguesa. A UACS – União de Associações do Comércio e Serviços e Câmara Municipal de Lisboa está à procura das lojas que mal podem esperar pela chegada da rena Rodolfo, dos elfos e dos cristais de neve.
O objectivo? Promover e fomentar a modernização mas também a animação do comércio em Lisboa. Todos os interessados em participar têm até 20 de Novembro para se inscreverem, sendo que podem candidatar-se todos os agentes do comércio da cidade, embora o foco seja colocado nos negócios tradicionais.
Os critérios de avaliação das montras são originalidade e criatividade, iluminação e visibilidade, adequação ao tema, harmonia e estética do conjunto e, ainda, sustentabilidade do projecto. As três melhores propostas serão distinguidas com prémios monetários: 1.500 euros para o primeiro lugar, 750 euros para o segundo e 500 euros para o terceiro.
Haverá também um galardão especial para reconhecer as melhores decorações de Natal das grandes superfícies comerciais, segundo é explicado em comunicado. Juntam-se ainda até três menções honrosas em ambas as categorias.
A divulgação dos concorrentes admitidos está marcada para o dia 25 de Novembro, sendo que a exibição das montras para efeito de avaliação do júri decorrerá entre 1 e 25 de Dezembro. Os grandes vencedores serão divulgados entre 15 e 31 de Janeiro.
Segundo Maria de Lourdes Fonseca, presidente da UACS, iniciativas como esta são importantes para a dinamização do comércio tradicional na cidade de Lisboa. A responsável apela ainda a que as pessoas optem por realizar as suas compras de Natal no comércio local, pois este será um momento crucial para vários negócios. Esta escolha poderá mesmo «ditar a sobrevivência de muitas lojas».