Pandemia obriga Danone a rever portefólio de produtos
Alguns dos produtos da Danone poderão estar em risco. O grupo francês da área alimentar anunciou esta segunda-feira que irá avançar com uma revisão dos seus activos. Segundo avança a Reuters, planeia também reorganizar a estrutura de gestão para responder melhor aos desafios provocados pela pandemia de COVID-19.
Ao todo, serão colocados à venda activos no valor de cerca de 500 milhões de euros, de forma a assegurar que o objectivo de crescimento das vendas de 3 a 5% é cumprido. O negócio na Argentina e a marca vegetariana Vega estão entre os activos para os quais a Danone espera encontrar soluções estratégicas no curto prazo. Mais tarde, quer levar a cabo uma análise mais aprofundada que permita eliminar áreas de negócio com mau desempenho.
A Danone verificou uma quebra de 2,5% nas vendas no terceiro trimestre, justificada em parte pelo recuo no consumo fora de casa. Embora seja mais conhecido pelos iogurtes, o grupo tem também uma divisão dedicada a água engarrafada – onde se inclui a Evian – que terá sofrido particularmente com o confinamento. Além disso, as restrições verificadas em termos de viagens no continente asiático também terão prejudicado as vendas de artigos de nutrição na China.
No que à liderança diz respeito, a Danone informa que a actual CFO Cecile Cabanis deixará o grupo em Fevereiro do próximo ano, sendo sucedida por Juerger Esser, que desempenha neste momento o papel de director Financeiro dos departamentos de Águas e África.
A Danone nomeou também dois CEOs regionais: Shane Grant irá comandar o destino do grupo na América do Norte, ao passo que Veronique Penchienati-Bosetta liderará na Europa e no resto do Mundo.