Amancio Ortega passa amanhã a presidência da Inditex a Pablo Isla

isla1É já amanhã que Amancio Ortega, o fundador da Inditex – Grupo que responde por marcas como Zara, Massimo Dutti ou Oysho – passará a presidência executiva do Grupo ao actual vice-presidente Pablo Isla.

Amancio Ortega, principal accionista da empresa com uma participação de 59,29%, passa assim a presidência aos 75 anos, mantendo-se contudo enquanto membro do Conselho de Administração – pode ler artigo mais alargado sobre este tema na edição da Marketeer que está actualmente nas bancas.

Já em Janeiro, Amancio Ortega tinha informado todos os trabalhadores do Grupo da passagem de testemunho. Em carta escrita referia que esta nova etapa «mostrará o caminho do futuro e será a combinação da juventude com a experiência».

O actual presidente da Inditex assume que a nomeação de Isla lhe traz «tranquilidade e segurança de que é o melhor para o futuro da empresa».

Conforme se pode ler no Tema de Capa da edição deste mês da Marketeer, desde o início do ano que seriam dissipadas as especulações de que seria a sua filha, Marta Ortega, de 27 anos, a sucedê-lo no leme do grande império têxtil que é a Inditex. É que de uma forma ou de outra Marta tem sido, ao longo do seu percurso académico e profissional, preparada para assumir o cargo de Amancio Ortega. Estudou Gestão de Negócios na European Business School, em Londres, e chegou mesmo a exercer a função de colaboradora em várias lojas da empresa para ir, de forma sucessiva, subindo na hierarquia do Grupo.

Artigos relacionados