LisbonWeek 2020 apresenta edição híbrida focada em Alcântara

Este ano, Alcântara é o palco escolhido para a LisbonWeek, numa edição que arranca agora em Outubro e que se prolonga até Fevereiro de 2021. Além do período alargado, destaca-se a possibilidade de participar no evento a partir de casa: as circunstâncias de pandemia levaram a organização a repensar a LisbonWeek e a oferecer uma alternativa remota.

Haverá conteúdos digitais, transmissão em livestreaming, podcasts e entrevistas disponibilizadas tanto no site como nas redes sociais da iniciativa. Para quem não é capaz de resistir à componente presencial do evento, estão pensadas visitas e actividades para pequenos grupos.

«A LisbonWeek optou por dispersar as actividades ao longo de cinco meses, diminuir a lotação das iniciativas, criar visitas sonoras, entrevistas com os protagonistas da freguesia, transmitir eventos em livestreaming, de forma a que todos, presencialmente ou no conforto dos seus lares, possam descobrir Alcântara», conta Xana Nunes, presidente e directora da LisbonWeek.

De acordo com a responsável, será a «versão mais intimista e exclusiva de todas as edições da LisbonWeek, com algumas experiências com acesso limitado a 10 pessoas». Quanto ao mote escolhido, o movimento será rei, em especial através da dança, que fará parte de quase todos as actividades: «Todas as edições damos destaque a uma expressão artística. Nesta 6.ª edição, achámos que a dança seria a que melhor define o momento especial que atravessamos, em que todos precisamos de movimento», explica Xana Nunes.

A programação é ainda dividida em três eixos. O Azul envolve passeios de barco com guia; o Vermelho diz respeito à relação do bairro de Alcântara com o passado nobre da cidade, desafiando à visita de grandes palácios; e o Verde parte do património natural da parte mais elevada do bairro, com ligação a Monsanto.

Embora o lado presencial da LisbonWeek, realizada em co-produção com a Câmara Municipal de Lisboa, arranque apenas no dia 31 deste mês, já é possível começar a explorar conteúdos online.

Artigos relacionados