Queda livre do cinema em Portugal abranda: 360 mil espectadores em Setembro
O cinema em Portugal continua em quebra, mas as descidas, tanto na receita bruta como no número de espectadores, parecem estar a atenuar ligeiramente. No passado mês de Setembro, a receita caiu 65% para cerca de 2 milhões de euros, o que compara com os recuos de 85% ou de 96% registados em Agosto e Julho, respectivamente.
Dados do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual mostram uma tendência semelhante em termos de evolução de espectadores. Depois de descidas de 95,6% em Julho e de 85,5% em Agosto, verifica-se agora uma quebra de 66,6% em Setembro – quando quase 360 mil espectadores se dirigiram às salas de cinema de Norte a Sul do País.
“After – Depois da Verdade” foi o filme mais visto do último mês, somando mais de 96 mil espectadores, mas o líder no acumulado do ano é mesmo “1917”. A produção de Sam Mendes contou com 330 mil espectadores, desde o início do ano.
O ICA revela ainda que, no âmbito da distribuição cinematográfica, mantém-se a concentração de mercado em duas empresas, Nos Lusomundo Audiovisuais e Big Picture 2 Films. Juntas, representam 76,3% da quota de mercado em termos de espectadores.
Já no que concerne os resultados de bilheteira por exibidor, Nos, UCI, Cineplace e NLC representam 90,4% do mercado nacional em termos de receita.