Não sabe o que fazer às pilhas usadas? Envie para a reciclagem pelo correio
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos tem um novo serviço que permite a recolha de pilhas e baterias usadas para reciclagem no prazo de 48 horas. Fruto de uma parceria com os CTT, que irão garantir a operacionalização da novidade, o serviço está disponível para empresas, organismos públicos, associações e outras instituições e não tem qualquer custo.
Para começarem a enviar as suas pilhas usadas pelo correio, as entidades interessadas devem registar-se no Electrão e pedir as caixas necessárias para o devido acondicionamento destes resíduos, designadas Porta-Pilhas Electrão. Assim que estes recipientes estiverem cheios, basta fazer um pedido de recolha.
Segundo Ricardo Furtado, director-geral do Electrão, a recolha é assegurada via CTT Expresso tal como se de uma encomenda se tratasse: «O Porta-Pilhas Electrão é robusto e pode facilmente ser fechado evitando derrames nos transportes», explica o responsável em comunicado, acrescentando que a associação tem trabalho para criar uma rede de recolha «mais próxima da população, mais conveniente e facilitadora da separação e entrega destes resíduos para reciclagem, para que todos possamos reciclar mais e melhor».
Actualmente, somam-se mais de três mil espaços onde os portugueses podem deixar as suas pilhas e baterias para reciclagem. Todos os pontos de entrega podem ser consultados no site Onde Reciclar.