Costuma fazer retweet de conteúdos sem ler? Twitter alerta para os riscos

Em breve, todos os utilizadores do Twitter serão alertados para a importância de ler antes de partilhar. Lançado em Junho, o aviso “read the article before you retweet it” será estendido a toda a comunidade de forma a combater a propagação de notícias falsas e de desinformação. O objectivo é que os utilizadores tenham real consciência daquilo que estão a partilhar.

“Nós não devíamos ter de dizer isto, mas devias ler o artigo antes de fazer um tweet sobre ele”, indica a rede social, explicando que começou a testar o alerta especial como forma de promoção de debates informados. O alerta deverá aparecer sempre que um utilizador faz retweet de um artigo em que nem sequer clicou.

Desde que este alerta começou a ser testado há cerca de três meses, o Twitter notou que as pessoas abrem os artigos 40% mais depois de verem o aviso e que o número de pessoas que abre os conteúdos antes de fazer retweet também aumentou 33%.

Além de querer tornar esta ferramenta global, o Twitter espera também melhorá-la, tornando o aviso mais pequeno depois de já ter sido visto uma vez pelo utilizador. “Nós percebemos que vocês percebem”, refere a rede social, indicando que também não quer irritar os utilizadores.

Artigos relacionados