EPAL: A sua água de sempre
São cerca de três milhões as pessoas que bebem e preservam a água que a EPAL lhes faz chegar diariamente. São mais de 150 anos, um longo caminho percorrido, o empenho em matérias fulcrais nas diferentes áreas e o importante papel que tem desempenhado na sociedade, que lhe garantem um lugar de destaque, ano após ano.
A EPAL continua a ser uma empresa de referência no sector da água e ambiente, orientando-se pelas melhores práticas internacionais, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.
Foi inúmeras vezes distinguida pelas boas práticas na prestação dos serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas, pelo seu contributo na e para a sociedade e também o seu empenho na defesa do ambiente.
O reconhecimento do desempenho da EPAL tem expressão nos resultados do último Estudo de Satisfação ECSI, em que todos os itens registaram o melhor resultado de sempre com destaque para a “Imagem”, que alcançou a nota de 8,25, impulsionando a subida do índice ECSI, de 7,87 para 8,07 (escala de 0 a 10). Obteve também um excelente desempenho na “Confiança”, reconhecida como empresa honesta e com serviço de qualidade.
No conjunto, as classificações elevaram a EPAL a um patamar de valorização sem precedentes, salientando-se ainda que foi conseguido o 1.º lugar na nova variável “Presença Digital” com a conquista de um prémio.
Ao serviço da comunidade e do planeta
A app gratuita H2O Quality é um dos últimos exemplos de inovação e tecnologia desenvolvidos pela EPAL. Pioneira no mercado e única no mundo, a ferramenta funciona por georreferenciação, permitindo a qualquer pessoa, na cidade de Lisboa, aceder à qualidade da água do local onde se encontra e a localizar o bebedouro público mais próximo. Actualmente em português e inglês, estará em breve disponível noutras línguas e com mais funcionalidades. Acessível para comercialização B2B junto das utilities do sector, nacionais e internacionais. Para além do galardão recebido nos Portugal Digital Awards, a app da EPAL é ainda finalista nos Prémios “Mülheim Water Award 2020” e “European Customer Centricity Awards 2020”.
No âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, a sensibilização para o consumo de água da torneira como opção mais sustentável e amiga do ambiente tem vindo a ser uma grande aposta da empresa, que se concretiza num vasto conjunto de iniciativas e acções. O Pátio da Água, a carrinha roadshow Água sobre Rodas e o Water Tea & Coffee Spot (salão de chá e café feitos com água da torneira) tiveram forte adesão do público, tendo sido oferecidos mais de 98 mil copos de água e oito mil copos de café e chá. Mais de duas centenas de Entidades Públicas e Privadas aderiram ao consumo de água da torneira, em exclusivo. Realizaram-se palestras de sensibilização para o consumo de água da torneira, que abordaram os temas da qualidade da água, sustentabilidade e dicas para beber com mais satisfação e poupança. Foram editados três livros de receitas com água da torneira e foram realizadas múltiplas acções de educação e sensibilização ambiental, com o estabelecimento de parcerias com os municípios da área da sua actuação, clientes e outros stakeholders.
O projecto “EPAL Circular por Natureza” merece especial destaque já que, para além de continuar a missão de apresentar a água da torneira como a opção mais sustentável, mostra também que, tal como a água é circular, também os comportamentos diários o podem ser. Depois do sucesso da cozinha ao vivo, onde o chef Chakall ensinou como preparar uma refeição completa, do princípio ao fim, sem qualquer desperdício alimentar, foi lançado o derradeiro desafio aos restaurantes de Lisboa. Em parceria com a Zomato, os restaurantes foram desafiados a disponibilizar água da torneira aos clientes, sensibilizando para um consumo mais sustentável. A colecção “Aqui bebo Água da Torneira”, disponível na app da Zomato, apresenta os mais de 30 restaurantes que aceitaram o desafio, tendo, para o efeito, sido disponibilizados jarros e garrafas de vidro EPAL. Neste projecto a EPAL contou com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Zero, Lisboa e-Nova e o Turismo de Portugal como parceiros. A fechar este projecto, foi lançado, aos alunos da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, o desafio de apresentarem propostas de merchandising feito a partir de materiais excedentes da EPAL, como papel, cartão, lonas e telas publicitárias e garrafas Fill Forever em fim de vida. Foram criados objectos “verdes” e escolhida a linha vencedora que estará disponível para aquisição na EPAL.
O site www.epalcircularpornatureza.pt/ pt/, outra das valências do projecto, apresenta, entre muitas notícias sobre a EPAL e o ambiente, o desenvolvimento destas matérias.
Sobre o compromisso com Lisboa e no ano em que a cidade é Capital Verde Europeia, a EPAL juntou-se às comemorações, assinalando a distinção com o lançamento de uma edição especial da Garrafa COOL.
Preservando o seu design, manufactura e materiais 100% portugueses, nesta edição especial, a COOL ganhou mais cor e vai juntar- se às três versões anteriormente lançadas. A nova edição é em barro vermelho e tem uma serigrafia na sua base, onde vibram cores da natureza e da água, aliando o seu conceito cromático ao usado no logotipo do galardão. As imagens revelam locais emblemáticos da cidade.
E se na água há apenas uma escolha, água da torneira, na forma de a apresentar as opções são muitas e cada uma responde a diferentes necessidades. A EPAL tem ao dispor a Fill Forever, a Siza Lisbon Soul (peça com assinatura de Álvaro Siza Vieira), a Lisbon Tap Water Bottle e a COOL (em quatro versões).
Sublinha-se ainda o projecto Bebedouros de Lisboa. Foi promovida a identificação de novas localizações e a colocação de bebedouros mais modernos e inclusivos, em espaços abertos e fechados, que podem ser utilizados por crianças, adultos e pessoas com mobilidade reduzida, disponibilizando também água para animais de estimação. Os bebedouros oferecem ainda a possibilidade de fazer o refill de garrafas reutilizáveis.
Este projecto da EPAL, Câmara Municipal de Lisboa e GEOTA é um dos vários acordos de colaboração que serão desenvolvidos ao longo dos próximos dois anos, tendo sempre como mensagem principal o uso da água da torneira, a cidade de Lisboa, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Energicamente auto-sustentável
Independentemente das contrariedades, como foi o caso da pandemia que assolou o mundo inteiro, a EPAL mantém o foco, sabe reinventar-se e procura desafiar-se. Por isso, fecha-se esta peça com aquele a que se pode chamar o passo mais exigente e ambicioso dos últimas tempos, o projecto 0% Energia, que fará da empresa o primeiro operador do sector energicamente auto-sustentável.
O sector das águas é responsável por um consumo de energia eléctrica superior a 1000 GWh/ano, valor correspondente a mais de 2% do consumo total de energia eléctrica do País. O Grupo Águas de Portugal consome cerca de 700 GWh/ano, dos quais 150 GWh/ano são consumidos na EPAL.
Desde 2003 até à data, a EPAL aumentou em mais de 13% a sua eficiência energética, tendo os custos com energia, dependentes do mercado, duplicado no mesmo período.
A EPAL tem como objectivo, até 2025, tornar-se o primeiro operador do sector da água energeticamente neutral, reforçando a sua eficiência energética, produzindo energia eléctrica e eliminando 38 mil toneladas de emissões de CO2. Esta estratégia está alinhada com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Roteiro Nacional de Baixo Carbono 2050.
“Asseiceira 0%”, o primeiro passo do projecto EPAL 0%, a realizar na Estação de Tratamento de Água de Asseiceira, representa um investimento superior a sete milhões de euros e permitirá reduzir em mais de 25% o consumo de energia desta infra-estrutura, que produz água para cerca de 3,5 milhões de habitantes. Será ainda instalada uma central mini-hídrica de 1.4 MW, que produzirá a energia consumida.
O projecto EPAL 0% pretende alcançar neutralidade de emissões carbónicas e a redução de custos com compra de energia, através da instalação de centrais de produção de energia hidroeléctrica, eólica e fotovoltaica e de uma aposta na redução de consumos.
O 0% Energia serviu de inspiração e fez arrancar o Programa Zero, apresentado publicamente em Julho deste ano. Este programa, integrado do Grupo Águas de Portugal (AdP), visa reduzir os consumos energéticos e aumentar fortemente a produção própria de energia 100% renovável, permitindo atingir a neutralidade energética em 2030. Com o programa Zero, o Grupo AdP posiciona-se como o primeiro grupo de dimensão internacional a atingir a neutralidade energética em todas as suas actividades nacionais e internacionais a nível mundial, sendo o seu investimento superior a 480 milhões de euros, alcançando uma redução de cerca de 205 ton/ano de emissões de CO2.
Independentemente de estarmos a viver esta situação tão desoladora e peculiar de pandemia fica a promessa da continuação de um forte compromisso com o ambiente, com a sustentabilidade do planeta e com a comunidade que na EPAL confia e a quem, diariamente, a empresa se dedica, oferecendo diferentes produtos e serviços que, para além de tudo, simplifiquem e ofereçam qualidade à sua vida.