Boris Johnson protagonista no World Press Cartoon

Uma caricatura de Boris Johnson (ao meio, na foto) foi premiada com o Grand Prix da 15.ª edição do World Press Cartoon, o evento que premeia o desenho de humor na imprensa internacional.

A imagem, da autoria de Frank Hoppmann, publicada no jornal online alemão Eulenspiegel, em Outubro de 2019, foi premiada com um valor monetário de 10 mil euros. O segundo lugar foi atribuído à obra “Jair Bolsonaro”, do mexicano Darío, publicado no jornal espanhol Mundiario. A encerrar o pódio, destaque para o português Pedro Silva, que criou “Christine Lagarde”, trabalho publicado na plataforma holandesa Cartoon Movement.

A cerimónia da entrega dos troféus decorreu nas Caldas da Rainha. O director do salão, o cartoonista português António, destacou que os membros do júri assistiram a «uma grande colecção de desenhos, de autores que resistiram à enxurrada de 2019, ano tempestuoso para a liberdade de imprensa e, em particular, para o humor gráfico com censura, despedimentos, exílios e até prisões.»

No total, foram avaliadas mais de mil obras publicadas em 72 países. Os melhores trabalham estão expostos no no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com entrada livre, até 15 de Novembro.

Artigos relacionados