Negócios portugueses rumam à internet: registo de domínios .pt cresceu 35% em Agosto

No passado mês de Agosto, verificaram-se 6.843 novos registos directos de domínios .pt. O número é apresentado pelo .PT, responsável pela gestão destes domínios, segundo o qual se notou um crescimento de 35% face ao período homólogo de 2019, mantendo a tendência verificada anteriormente.

Já em Julho se tinha notado um aumento de 17,28%. Agora, na primeira quinzena de Setembro, os números também indicam que o Verão poderá fechar com os melhores resultados de sempre.

Empresas de restauração e de serviços domésticos, ginásios e projectos de solidariedade social são os grandes destaques em termos de novos registos, respondendo por mais de 50% do total. Segundo o .PT, os negócios estão preocupados em adaptar-se ao contexto de pandemia e à nova necessidade de distanciamento.

«Os pedidos de domínios em .pt decrescem, tradicionalmente, nos meses de férias. Mas, neste 2020 atípico, o ritmo não abrandou. Acreditamos que estes números se explicam pelo facto de os portugueses terem de reforçar a ligação aos seus clientes ou de alavancar o seu negócio através do digital», explica Luisa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Directivo do .PT.

A mesma responsável sublinha que a transição digital é uma prioridade, mas que deve ser acompanhada pelo desenvolvimento das competências. Na sua opinião, é «fundamental contribuir de forma activa para a inclusão digital e para a segurança online, através de iniciativas junto dos cidadãos», especialmente considerando as circunstâncias actuais.

«Temos de trabalhar no que é a utilização mais avançada da Internet, com confiança e segurança», adianta ainda Luisa Ribeiro Lopes.

O .pt é um dos três domínios que mais cresce de forma consecutiva na Europa. No ano passado, registou um crescimento de 10,9%, com a média europeia a crescer apenas 1,3%.

Olhando para este ano, contaram-se quase 50 mil novos registos .pt no primeiro semestre, ou seja, mais 26,35% do que em 2019. Abril foi o mês com o maior crescimento face ao período homólogo (67%), bem como o mês com o maior número de novos domínios (10.137).

Artigos relacionados