Há cinema ao ar livre em Lisboa para recordar Amália
A decorrer até domingo, o Lisboa na Rua mostra uma faceta diferente de Amália Rodrigues, lembrando o seu percurso enquanto actriz, através de um ciclo de cinema ao ar livre no jardim do Palácio Pimenta do Museu de Lisboa. A entrada é gratuita mas sujeita a lotação limitada e ao levantamento prévio de bilhete.
Com curadoria do realizador Diogo Varela Silva (sobrinho-neto de Amália), o ciclo “Amália no Cinema” apresenta quatro filmes que marcam diferentes épocas da carreira artística da fadista. Depois de ter exibido ontem o filme “Capas Negras”, seguem-se agora “Fado, História d’Uma Cantadeira” (hoje), o filme luso-francês “As Ilhas Encantadas” (dia 5) e o documentário “The Art Of Amalia” (dia 6).
Todas as sessões decorrem às 21h30 e cada uma terá um convidado diferente, nomeadamente o investigador Frederico Santiago, o historiador Jorge Muchagato e a deputada Joana Mortágua.
Além do ciclo de cinema ao ar livre, o Lisboa na Rua tem outras actividades agendadas para este fim-de-semana: o jardim do Palácio Baldaya, em Benfica, irá receber no domingo pelas 17h30 o evento “Dançar a Cidade”, uma pista de dança ao ar livre; no Jardim do Torel irá decorrer, entre hoje e amanhã, o festival itinerante “Cinema no Estendal”, dedicado a curtas-metragens nacionais e internacionais; já o jardim da Galeria Quadrum, em Alvalade, marca hoje o arranque das Noites de Verão, ao som de artistas ligados à editora de música electrónica de dança Naive.