“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Valdemar Lamego
É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.
Valdemar Lamego (designer) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.
Qual foi a melhor coisa que já fizeste?
Design de algumas revistas PARQ, foram umas das melhores coisas que fiz. Embora o trabalho que mais gostei de fazer foi um livro para a Nike a convite da empresa inglesa AKQA porque, para além da importância de ambas as empresas, deu-me imenso prazer trabalhar com várias pessoas dos mais diversos fusos horários.
Qual é o projecto que queres fazer a seguir?
O próximo trabalho que me motive e me desafie a experimentar coisas novas e a pensar de modo diferente.
Porque é que te devem contratar?
A minha metodologia é baseada na comunicação dos atributos intrínsecos de cada comissão por meio de soluções bem elaboradas, atenciosas e directas. Uma base de pensamento conceptual e uma abordagem tipográfica distinta são essenciais no meu trabalho. O meu trabalho reflecte a actualidade e é frequentemente pessoal – informado pela curiosa observação da cultura contemporânea.
Como vês a situação actual que vivemos?
É uma situação difícil para todos, muito mais complicada do que a crise que nos atingiu há uns anos. Espero que depois de ultrapassarmos isto surjam novas oportunidades e que os ateliês não tenham medo de contratar freelancers que trabalham remotamente, até porque às vezes é muito mais vantajoso para todas as partes contratarem alguém especialistas numa determinada área do design.
Desde quando és freelancer e porquê essa decisão?
Sempre fui freelancer, embora tenha trabalhado em alguns ateliês, como by, RMAC, +2designers, Mola.Ativism, ALVA. Sempre fiz trabalho como freelancer, mas desde 2010 que trabalho exclusivamente como freelancer.
Quais as vantagens e desvantagens de ser freelancer?
Poderes fazer o teu próprio horário, aprender coisas novas, explorar outras técnicas ou ferramentas são algumas das vantagens em ser freelancer. A grande desvantagem é de não ter um salário regular, subsídio de férias e Natal.
Para conhecer melhor Valdemar Lamego: