IKEA disponibiliza online 70 anos de catálogos de decoração

A IKEA acaba de inaugurar uma espécie de museu virtual que abrange todos os seus catálogos de decoração e tendências de mobiliário. A marca sueca juntou no mesmo local as edições anuais das últimas sete décadas, num total de cerca de 1.900 páginas.

No início dos anos 80, por exemplo, a cor era rainha dos catálogos IKEA, ao passo que o novo milénio trouxe um design que apelava à mudança. Já em 1950, o primeiro catálogo disponível neste museu mostra imagens a preto e branco e objectos bastante distintos daquele que podemos encontrar hoje numa loja da marca, incluindo malas de senhora, canetas e relógios de pulso.

Nos primeiros anos, os catálogos eram meramente funcionais, apresentando imagens e descrições dos produtos. A partir das décadas de 60/70, começam a parecer-se mais com aquilo que são hoje: fontes de inspiração com sugestões de combinações e ambientes, para as várias divisões da casa.

Outra diferença entre os primeiros tempos da IKEA e a actualidade é o conceito na base da marca. Embora hoje seja conhecida por apresentar móveis que os próprios clientes montam em casa, nem sempre foi assim. «Inicialmente, eram produtos já prontos», explica Per-Olof Svensson , responsável pelo IKEA Museum archive & collections.

Em declarações à Bloomberg, adianta ainda que este caminho rumo às caixas planas e manuais de instruções começou com um teste: «Experimentámos tirar as penas às mesas», conta.

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