Peças em braille da Lego chegam a Portugal no início de 2021
Ao longo dos últimos dois anos, a Lego tem estado a testar uma colecção de blocos de construção que ajudam a aprender braille, destinada a crianças (ou adultos) invisuais. Agora, a marca dinamarquesa prepara-se para lançar a primeira fornada oficial destes blocos, no Brasil, Dinamarca, França, Alemanha, Noruega, Reino Unido e EUA.
Está prevista uma segunda vaga para o início de 2021 e em que Portugal está incluído, bem como outros 12 países, segundo é explicado em comunicado.
«Durante os testes e o programa-piloto, recebemos um apoio e um feedback positivo esmagador por parte de crianças, pais, professores e organizações parceiras que experienciaram os Lego Braille Bricks e que vêem o potencial destes kits para encorajar a aprendizagem de uma forma nova e entusiasmante», explica Stine Storm, senior Play & Health specialist na Lego Foundation.
Segundo o mesmo responsável, as possibilidades de aprendizagem através da brincadeira são infinitas e a Lego está ansiosa por perceber de que modo os blocos em braille poderão inspirar e ajudar crianças a aprender este sistema de escrita e leitura.
Cada kit Lego Braille Bricks contém mais de 300 blocos com o alfabeto completo na língua escolhida. Português é uma das possibilidades, mas também inglês, alemão, francês, dinamarquês ou norueguês. Haverá ainda espaço para os números de 0 a 9 e para símbolos matemáticos e sinais de pontuação.
No início do próximo ano, a Lego espera ter expandido o número de idiomas disponíveis para um total de 11, chegando também a 20 países.