Artista japonês transforma objectos do dia-a-dia em arte (incluindo máscaras)
Tatsuya Tanaka vê as máscaras como mais do que um equipamento de protecção. Olha para elas e encontra piscinas ou tendas para uma aventura de campismo. Tal como faz com outros objectos do dia-a-dia, desde garrafas de água a telemóveis, latas de bebidas ou peças de fruta.
Desde 2011 que o artista japonês tem vindo a divulgar diariamente uma nova imagem feita a partir destes objectos, que transforma em cenários em miniatura com a ajuda de pequenas figuras humanas. Agora, com a pandemia de COVID-19, a lista de artigos a utilizar no seu trabalho aumentou, uma vez há novos essenciais no quotidiano dos cidadãos um pouco por todo o Mundo.
«Nos primeiros tempos, criei estes cenários com o propósito de fotografar a minha colecção de bonecos diorama», explicava Tatsuya Tanaka em 2016 numa entrevista ao site DesignBoom. O resultado é o Miniature Calendar, que pode ser acompanhado na página de Instagram do artista, onde também são partilhados alguns conteúdos de bastidores, que desvendam como se chega à imagem final.
No site do Miniature Calendar, Tatsuya Tanaka explica ainda um pouco melhor a origem do projecto: «Todos já tiveram pensamentos como estes antes. Os brócolos e a salsa podem, por vezes, parecer uma floresta ou árvores e as folhas as flutuar na água podem parecer-se um pouco com pequenos barcos. Ocorrências do dia-a-dia vistas do ponto de vista de miniaturas podem trazer-nos muitos pensamentos divertidos.»
Além das máscaras, também rolos de papel higiénico, termómetros e escovas de limpeza, por exemplo, ganharam redobrado destaque nas imagens criadas por Tatsuya Tanaka. Produtos associados à quarentena, como o pão, são outras das inspirações por estes dias.