Empresa portuguesa desenvolve extensores para máscaras
A empresa portuguesa Fricon, especializada em equipamentos de congelação e refrigeração, queria proporcionar maior conforto aos seus mais de 1000 colaboradores que têm de usar máscara diariamente. A solução passou pelo desenvolvimento de uns extensores que permitem vários níveis de ajuste das máscaras na cara.
«A iniciativa surgiu da constatação que o uso de máscara durante oito horas diárias causa desconforto, muito também pelo elástico e pela pressão standard exercida, quando na verdade a anatomia de indivíduo é sempre única e precisa de personalização», explica a Fricon em comunicado.
Após uma pesquisa realizada pela equipa de engenharia de polímeros (Plastic Division) da Fricon, em que se realizaram ensaios e testes, foi desenvolvida a solução final.
Mas esta solução já não está apenas disponível para os colaboradores da empresa. De acordo com a Fricon, tendo em conta a necessidade crescente do uso de máscara facial, os extensores estão agora disponíveis no mercado, havendo inclusive a possibilidade de personalização ao nível da cor.