A tecnologia ao serviço das famílias
A NOS, consciente da sua relevância neste contexto, assume-se como, mais do que um operador de telecomunicações, um parceiro social das famílias portuguesas. Papel que tem desempenhado ao nível da educação, da utilização responsável da internet e do entretenimento.
Educar é preciso
Se é verdade que a pandemia trouxe enormes desafios, também é constatável que têm surgido oportunidades únicas para nos reinventarmos. A NOS não tem dúvidas de que a tecnologia e as comunicações têm o potencial de fazer chegar às famílias, crianças e jovens em idade escolar as melhores soluções e recursos pedagógicos. Esta crise obrigou a sociedade a um olhar mais atento e a uma utilização mais efectiva das ferramentas tecnológicas. Para responder a esta necessidade a NOS, em parceria com a RTP, disponibiliza, na televisão lá de casa, uma plataforma que dá acesso às aulas e materiais pedagógicos no âmbito do programa #EstudoEmCasa. Assim, a consulta destes conteúdos torna-se mais acessível, em directo na aula na fase de estudo/revisão da matéria quando os alunos quiserem. Um contributo que ganha importância neste final de ano desafiante para todos.
Ainda no âmbito da educação, a NOS integra também o Tech4covid19. Trata- -se de uma plataforma que reúne vários projectos, entre os quais o Tolls4edu, uma plataforma de apoio à comunidade educativa (professores, alunos e pais/EE), que pretende facilitar a compreensão e utilização de ferramentas digitais no processo de ensino.
São iniciativas como estas que colocam a NOS ao lado das famílias, apoiando-as nas suas necessidades mais prementes e em segmentos tão cruciais como a educação, permitindo um acesso equitativo a ferramentas e conteúdos pedagógicos.
O entretenimento é fundamental
Se a ocupação didáctica dos tempos livres dos mais pequenos sempre foi importante, agora que estão mais tempo em casa torna-se um eixo familiar fundamental.
A app NOS Kids ajuda a entreter os seus filhos, permitindo ver os melhores desenhos animados, num ambiente 100% seguro. Tem milhares de desenhos animados, de todos os programas dos canais infantis como o Nickelodeon o Canal Panda ou Disney Junior.
Os conteúdos – do Mickey Mouse: Vamos à Aventura!, à Vampirina, passando pela Patrulha Pata, a Masha e O Urso, os Thundermans ou o SpongeBob – são adaptados ao perfil etário das crianças, para que se possam divertir com toda a segurança. A App NOS Kids está disponível para smartphone e tablet e é grátis para os todos os cliente NOS de TV.
Também o tarifário NOS Kids foi concebido a pensar no entretenimento dos mais novos. É o primeiro tarifário que cresce com as crianças e se adapta à autonomia que estas tenham e os pais lhes queiram dar. Inclui um cartão de telecomunicações móveis com 1 GB de dados, 2 GB para YouTube, 25 GB para a App NOS Kids e comunicações (chamadas e SMS) ilimitadas, mas restritas a 10 números. Integra ainda o Mini NOS Play, que acrescenta mais de 4 mil desenhos animados, séries e filmes aos conteúdos que as crianças e as famílias podem ver na App NOS Kids. O tarifário inclui ainda acesso gratuito à aplicação NOS Safe Net.
Com a indispensável segurança
Porque a utilização responsável e segura da internet pelas crianças é uma preocupação e um desafio para os pais, o tarifário NOS Kids inclui 5 licenças do NOS Safe Net para proteger até cinco equipamentos lá de casa.
Trata-se de um serviço de segurança completo que combina antivírus e controlo parental para garantir que as crianças navegam na net com total confiança.
Através da App NOS Safe Net, os pais podem limitar o tempo passado em frente a ecrãs, definir horários de utilização, bloquear páginas web que contenham conteúdos inadequados e garantir acesso apenas às apps recomendadas para a idade das crianças.
Para além desta gestão do dia-a-dia, se o equipamento for perdido ou roubado, conseguem localizá-lo facilmente.
Uma nova realidade
A NOS tem acompanhado esta evolução, assim como as oportunidades e riscos decorrentes. Como parceira das famílias portuguesas é sua ambição ajudá-las a lidar com os desafios online, promovendo um ambiente seguro e apoiando com os recursos necessários.
Aos pais e outros encarregados de educação cabe o dever de zelar para que a exposição a ecrãs e aos conteúdos online esteja adequada à faixa etária de cada menor sob a sua responsabilidade. Para referência, a Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças até 2 anos não sejam de todo expostas a ecrãs e sugere manter o tempo de ecrã limitado a 1 hora por dia entre os 2 e os 5 anos. Estas recomendações dependem agora, mais do que nunca, de um necessário equilíbrio entre o tipo de utilização que fazem de cada ecrã – pedagógico ou de entretenimento –, o tempo de qualidade em família e a experiência de viver mais tempo em casa.
Os ecrãs são, actualmente, nossos companheiros de trabalho, parceiros de estudos, mas também amigos das brincadeiras. Um parceiro de confiança a nível dos conteúdos e a escolha do serviço de controlo parental adequado podem ser aliados preciosos nesta frente.
O momento actual está a demonstrar a importância da tecnologia e das comunicações e o seu papel em prol da sociedade e da educação.