Portugueses estão a fazer mais pedidos de patente europeia

As invenções desenvolvidas em Portugal estão cada vez mais a internacionalizar-se. No ano passado, foram submetidos ao Instituto Europeu de Patentes (EPO) 272 pedidos de patente, com origem em Portugal, o que representa um aumento de 23,1% face aos 221 pedidos apresentados em 2018. Os dados são do “Barómetro Patentes Made in Portugal 2020”, criado pela consultora Inventa Internacional.

De acordo com o barómetro, que pretende acompanhar a evolução dos pedidos de protecção de patentes em Portugal, o Alentejo foi a região que registou a maior evolução homóloga no número de pedidos de patente europeia (+106,3%, para 33 pedidos submetidos), seguido de Lisboa (+47,5%, para 59 pedidos) e da região Norte (+40,4%, para 125 pedidos).

«Apesar do notável avanço que se tem feito sentir nos últimos 20 anos, Portugal é apenas o 32.º país em termos de total de pedidos de patente europeia (segundo estatísticas oficiais do EPO em 2019) e ocupa a 39.ª posição no ranking de total de pedidos de patente submetidos por país de origem», ressalva a Inventa Internacional.

O barómetro, que agrega dados disponibilizados por diferentes entidades, destaca também o aumento de pedidos de patentes em sectores tecnológicos, inclusive nas chamadas “tecnologias verdes”, assim como o aumento de pedidos na indústria farmacêutica, engenharia civil ou química orgânica fina, «demonstrando uma crescente aposta na investigação e inovação nacional».

Artigos relacionados