A embalagem eCommerce: crucial na experiência do consumidor pós-Covid

MARKETEER CONTENTS

José Antonio Llopis, eCommerce Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos

A experiência do cliente adquire cada vez mais importância no eCommerce, dado que é o único ponto de contacto final entre as empresas e o consumidor final, e pode ajudar a repetir a compra ou a dissuadir o consumidor, caso tenha uma má experiência. Como tal, a tendência conduz-nos para embalagens cada vez mais sustentáveis, fáceis de manipular, que provoquem uma reação positiva e uma boa recordação da marca quando o comprador as receber.

Na Smurfit Kappa, desenhamos embalagens para eCommerce personalizadas, que se adaptam às características de cada produto, que se apresentam como uma nova janela para transmitir aos consumidores os principais valores do negocio, permitem uma abertura e um unboxing adequados, e estão preparadas para a logística inversa.

Temos sempre em conta as necessidades dos eRetailers, as empresas que operam em diferentes canais de venda, e as dos consumidores, que esperam que o produto chegue protegido (mais de metade destes não voltaria a comprar nessa loja online se chegasse danificado), e sem “espaços vazios”, ou seja, não querem receber uma caixa grande que contenha um objeto pequeno e cheia de materiais não-biodegradáveis, como sacos, folhas de bolhas, EPS, etc. Para tal, oferecemos a nossa experiência, as nossas ferramentas próprias e o nosso conhecimento global, tendo em conta as necessidades do cliente, a sua carteira de produto, a velocidade requerida para as operações de embalagem e as expetativas do consumidor.

Ferramentas como eSmart, adaptada às práticas de eCommerce, que revê todos os processos de embalagem para acelerar o ritmo de produção e distribuição, sem riscos e com menor custo operativo, e melhora a experiência do consumidor. Para tal, tem em conta 12 áreas chave que intervêm no ciclo completo de embalagem: desde a carga e descarga, transporte e armazenamento, até à entrega. Desta forma, avalia desde a resistência dos materiais até ao modelo de distribuição, proteção do produto, manipulado ou desempacotado, incluindo os processos internos de planificação de picos de procura ou a experiência do cliente.

E, claro, sem esquecer que uma das situações críticas surge na hora de devolução da encomenda, pelo que a logística inversa está a adquirir cada vez mais importância na experiência do consumidor. Assim, uma das características essenciais das nossas soluções é facultar aos utilizadores finais a devolução da encomenda que pretenderem devolver. As nossas soluções contam com características especiais que permitem a sua fácil abertura, mas também que o comprador possa utilizar essa mesma caixa de forma simples para poder efetuar a devolução, sem a manipular. Em suma, a chave está na embalagem.

Artigos relacionados