Google vai apagar histórico de localização e actividade a cada 18 meses
A partir de hoje, na primeira vez que os utilizadores da Google activarem o Histórico de Localização – que está desligado por definição -, a opção de eliminação automática ficará estabelecida por 18 meses. O mesmo acontece com a Actividade da Web e de Apps relativamente a novas contas.
«Isto significa que a seus dados de actividade serão apagados de forma automática e continuamente após 18 meses, em vez de mantidos até o utilizador decidir apagá-los», esclarece Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet.
Quanto aos utilizadores que já activaram anteriomente o Histórico de Localização ou a Actividade da Web e Apps, a Google não irá alterar as configurações, mas compromete-se a relembrar os controlos de eliminação automática disponíveis. Vai enviar notificações e emails para que os utilizadores possm tomar decisões conscientes.
Esta novidade faz parte de um conjunto de actualizações levadas a cabo pela tecnológica no sentido de tornar as plataformas e ferramentas Google cada vez mais seguras e privadas. Segundo o CEO, manter a informação segura, tratá-la de forma responsável e oferecer mais controlo ao utilizador são os pilares do desevolvimento de novos produtos da Google.
As novidades incluem ainda a eliminação automática por definição no YouTube, mas neste caso relativamente aos primeiros 36 meses de novas contas ou de utilizadores que activem o histórico desta plataforma pela primeira vez. Os utilizadores actuais podem escolher 3 ou 18 meses para a eliminação automática.
«Os períodos de retenção de dados não serão aplicados a outros produtos como o Gmail, Drive e Fotos, pois foram desenvolvidos para armazenar e proteger com segurança durante o período em que precisar de aceder a eles», adianta ainda Sundar Pichai.