Atos “agiganta-se” com compra da Siemens IT

atosA Atos Origin, consultora e empresa de serviços de TI de origem francesa, aprovou em junta extraordinária de accionistas a compra da Siemens IT, parte do grupo alemão que engloba todas as suas actividades informáticas. Em troca, de acordo com informações de ambas as empresas avançadas pelo Cinco Días, a Siemens receberá 15% do capital da Atos e acções conversíveis por um valor de 250 milhões de euros, para além do pagamento de 176 milhões de euros.

A Atos Origin, que a partir de agora responde pela designação de Atos, fornecerá à Siemens serviços de informática avaliados em 5.500 milhões de euros, durante os próximos sete anos. A cargo da nova organização estará, portanto, a gestão de toda a infra-estrutura de TI, aplicações e serviços da Siemens.

Com a operação a Atos, que teve uma facturação de 8.700 milhões de euros em 2010 e conta com mais de 78 mil empregados em 42 países, converte-se num novo gigante global da área de tecnologias de informação.

«Iniciamos um novo capítulo da nossa história para nos convertermos num dos 10 primeiros fornecedores globais de serviços de tecnologia informática», afirmou Thierry Breton, presidente da Atos, que adiantou ainda que a nova organização conjunta está já operacional.

Em termos de outsourcing, por exemplo, a compra da Siemens IT mais que duplicará a capacidade de armazenamento e processamento da Atos. Actualmente a empresa detém 30 grandes centros de dados e é responsável pela gestão de mais de 90 mil servidores em todo o mundo.

Artigos relacionados