Dona do Continente procura startups com ideias para inovar o Retalho
A Sonae MC – que detém marcas como Continente, Well’s ou Zu- está à procura de startups com ideias para o sector do retalho. O desafio é lançado através da segunda edição do “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC”, um concurso que visa oferecer a oportunidade a tecnológicas portuguesas ou internacionais – mas também centros de investigação e desenvolvimento, empresas e agências – de testarem as suas soluções em ambiente real.
Todos os interessados têm até 30 de Junho para submeterem as respectivas candidaturas, sendo que os projectos escolhidos serão anunciados até ao final do mês de Julho. As startups seleccionadas começarão, então, a colaborar com a BIT, a área de sistemas de informação da Sonae MC.
«Acreditamos que a cooperação e co-criação são fontes importantes de inovação e, todos os dias, somos inspirados e desafiados pelos nossos clientes e parceiros a fazer melhor», conta Miguel Águas, CIO da Sonae MC. É também nesse sentido que surge a segunda edição do programa de inovação.
O responsável explica que o “Disrupt Retail” visa «aumentar a proximidade com o ecossistema tecnológico e conhecer as soluções que podem transformar a proposta de valor». O objectivo será encontrar soluções em áreas como e-commerce, logística, serviços de saúde e bem-estar, operações de loja e sustentabilidade. Quanto ao tipo de tecnologias mais valorizadas, destaque para inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet of Things, robótica e blockchain.
As startups seleccionadas serão acompanhadas por especialistas da Sonae MC e poderão incubar os seus projectos num ecossistema com mais de três milhões de clientes distribuídos por cerca de mil lojas. Terão também a possibilidade de angariar de investimento por parte da Bright Pixel (unidade da Sonae IM).