Danone lidera consumo de iogurtes em Portugal
A Danone é a marca de iorgurtes preferida dos portugueses. A mais recente edição do estudo InMarket2020 da Multidados revela que 55,6% dos inquiridos consumiu Danone nos meses de Março/Abril. As marca brancas aparecem em segundo lugar (45%), seguindo-se a Mimosa (39,4%).
O consumo médio semanal de iogurtes por agregado familiar é de quatro a 12 unidades para 48,3% dos portugueses. Mais reduzido é o número de lares a consumir menos de quatro iogurtes por semana: 34,4%. A maioria escolhe opções meio-gordo (63,3%) e perto de metade privilegia os básicos, ou seja, naturais, com aromas ou pedaços (42,2%).
De acordo com o mesmo estudo, uma imagem cuidada e apelativa da embalagem do iogurte chama a atenção e incentiva à compra de 72,8% dos inquiridos. Quando à marca com o melhor anúncio públicitário, Corpos Danone surge em primeiro lugar (21,1%).
No que ao leite diz respeito, a análise da Multidados revela que 65,1% dos portugueses consome leite animal e que 21,6% opta por alternativas vegetais. Entre as opções de origem vegetal, Alpro é a marca preferida (27,5%), à frente do Continente (23%) e da Mimosa (22,3%).
O pequeno-almoço é o momento ideal de consumo para 79,8% dos inquiridos, ao passo que 6,8% prefere o lanche da manhã ou da tarde. Além disso, 34,5% consome entre dois e cinco litros de leite por semana.
O estudo da Multidados tem por base um inquérito realizado online entre os dias 10 de Março e 10 de Abril. Foram inquiridas pessoas maiores de 18 anos, de ambos os géneros, residentes em Portugal Continental e Ilhas.