Pandemia não impede celebrações do Dia Europeu da Informação aos Jovens

No Dia Europeu da Informação aos Jovens, que se assinala esta sexta-feira, o ministério da Educação, que tutela as áreas da Juventude e do Desporto, lançou a campanha #SERJOVEMEMCASA, com propostas de actividades, oficinas e informações disponíveis para a juventude.

Num contexto em que milhares de jovens se encontram nas suas casas, o tempo passado em confinamento também pode ser ocupado com “procura activa de informação, pensamento crítico, assim como aquisição de competências e experiências enriquecedoras para o percurso dos jovens enquanto cidadãos participativos no exercício da sua cidadania”, ressalva o ministério.

Esta campanha decorrerá nas várias plataformas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do seu novo portal e das suas redes sociais, Instagram e Facebook.

Diariamente, será disponibilizado um conjunto alargado de informações dirigidas aos jovens, iniciativas e actividades que possam enriquecer o seu tempo livre.

Esta aposta vai ainda no sentido de criar um espaço de partilha de informação útil proveniente de fontes fidedignas para a juventude.

Existirá, igualmente, um conjunto de actividades, oficinas, webinars e momentos de partilha de informação para os jovens e que irá ao encontro dos seus interesses e motivações, como por exemplo oficinas ligadas às artes, à criação de conteúdos ou ainda a um estilo de vida mais ecológico.

A campanha conta com a participação e um enorme comprometimento de todo o tecido associativo jovem. Diversas associações de Norte a Sul do País aderiram à campanha #SERJOVEMEMCASA, disponibilizarão as suas actividades para a juventude a nível nacional, tratando-se por isso de uma campanha diversificada nos conteúdos que se compromete apresentar.

A primeira semana de campanha contará com workshops e desafios artísticos, oficinas de auto-conhecimento ou, ainda, uma aula de italiano lúdica.

Artigos relacionados