Consumo em Portugal estabiliza: nível de compras manteve-se durante a Páscoa
Ao contrário do que seria habitual, as compras em estabelecimentos físicos mantiveram-se estáveis no período da Páscoa. Na semana de 6 a 12 de Abril, as restrições impostas relativamente às deslocações em território nacional parecem ter surtido efeito também nas visitas às lojas, de acordo com os dados divulgados pela SIBS.
Os indicadores de evolução de consumo apontados pela SIBS demonstram uma manutenção das tendências recentes junto dos portugueses. Ainda assim, nota-se um reforço nas transacções dos sectores de Super & Hipermercados, Pequena Distribuição Alimentar, Bebidas & Tabaco, Farmácias e Parafarmácias. Juntos, representam 70% do dotal das compras realizadas pelos portugueses em lojas físicas.
A SIBS destaca ainda o MB Way, que mantém o posto de método de pagamento de preferência dos portugueses, tanto nas compras online como em loja. No período em análise, o número de pagamentos com MB Way em lojas físicas aumentou dois pontos face à semana de 30 de Março a 5 de Abril. O mesmo se verificou no comércio online, onde também voltou a superar a média registada antes da pandemia.
“De forma resumida, a continuação do isolamento social decretado pelo Governo não originou significativas alterações nos padrões de consumo dos portugueses, sendo que a maioria dos indicadores apresentados manteve-se constante na semana de 6 a 12 de Abril face à semana anterior”, revela a SIBS.
Registou-se, ainda assim, um recuo de três pontos nas compras online e uma descida de um ponto compras físicas. O valor médio por compra também caiu descida tanto no e-commerce como em loja: -3,2% e -2,4%, respectivamente.
No comércio online, a categoria que mais cresce é a do Entretenimento, Cultura e Subscrições, verificando-se um aumento de 60% face à semana antes da pandemia. Comércio Alimentar & Retalho, por seu turno, apresenta um salto de 41% e o sector da Restauração, Food Delivery e Take Away apresenta um aumento de 40%.