Professores vão disponibilizar aulas no YouTube

O Ministério da Educação fechou uma parceria com o YouTube e com a Thumb Media que envolve a criação de cinco canais dedicados à iniciativa #EstudoEmCasa. Os professores convidados terão oportunidade de disponibilizar online as suas aulas, facilitando o acesso dos alunos a estes conteúdos.

Cada um dos canais é dirigido a um grupo de estudantes diferente, do pré-escolar ao ensino secundário. No entanto, qualquer pessoa poderá aceder às aulas, complementando com estes vídeos as aprendizagens associadas a cada ano de escolaridade.

“Disponibilizar aos alunos recursos educativos digitais é já uma boa prática que, agora, tem todas as condições para se disseminar”, indica o Governo português em comunicado, adiantando ainda que os conteúdos carregados no YouTube são validados pela Direcção-Geral da Educação (DGE). Todos os professores que pretendam disponibilizar as suas aulas nestes cinco novos canais, passam a integrar a “Comunidade YouTube – #EstudoEmCasa”.

Nos próximos dias 16 e 17, haverá uma sessão online com o objectivo de capacitar os docentes com as metodologias que melhor se adequam ao YouTube.

Os novos canais vão também incorporar os conteúdos que vão passar na televisão. Desta forma ficam acessíveis sempre que professores e alunos precisarem.

Artigos relacionados