Entretenimento & Cultura é o sector que mais cresce nas compras online
A evolução das compras online em Portugal parece continuar em ritmo ascendente. Dados da SIBS Analytics revelam que, entre 30 de Março e 5 de Abril, as compras realizadas através de plataformas de comércio electrónico saltaram 17 pontos, ao passo que as compras em lojas físicas crescem apenas 6 pontos. A empresa considera que os dados mostram consistência nas tendências de consumo dos portugueses.
Os dados dizem respeito a transacções operadas pela SIBS (que detém a rede Multibanco e a aplicação MB Way) e mostram ainda que as compras online no sector de Entretenimento & Cultura cresceram 64%. No que a Alimentação & Retalho diz respeito, a subida foi de 45% no período em análise. Verifica-se ainda um aumento de 52% junto da categoria de Restaurantes, Entrega de Refeições ao Domicílio & Take-away.
Em média, os portugueses estão a gastar 38,9 euros em cada compra online, o que compara com os 37,5 euros registados antes do primeiro caso confirmado no País. Nas lojas físicas, cada operação atinge, em média, os 41,1 euros, valor também acima dos 34,7 euros registados antes do início da pandemia.
Segundo a SIBS, o MB Way parece continuar a ser o meio de pagamento preferido de quem vai às compras por estes dias, tanto online como em lojas físicas. Face à semana anterior, de 23 a 29 de Março, nota-se um aumento de 23 pontos na utilização desta aplicação em compras online.