Quer ser mais saudável? Redes sociais podem ajudar, diz estudo
Aquilo que os nossos amigos online comem pode influenciar a dieta que escolhemos – e se é mais ou menos saudável. Um estudo de investigadores da Aston University sublinha que a influência digital não se aplica apenas aos profissionais da área, que poderão até ser pagos para promover determinado produto, mas também às pessoas que conhecemos na vida real.
O estudo, citado pela Research Digest da British Psychological Society, revela que aquilo que pensamos que os nossos amigos online comem tem impacto nas escolhas que fazemos para as nossas próprias refeições. Se eles forem mais saudáveis e partilharem receitas ou fotografias de smoothies ou sopas, também teremos mais vontade de experimentar esse tipo de propostas.
Os investigadores perguntaram a 369 estudantes universitários aquilo que pensam sobre o consumo diário de frutas e vegetais por parte dos utilizadores do Facebook, questionando-os depois também sobre os seus próprios hábitos. Os resultados mostram que a percepção dos inquiridos sobre a alimentação dos seus amigos online corresponde àquilo que também eles consomem.
“Quanto mais os participantes sentiam que os seus amigos no Facebook estavam a comer frutas e vegetais, mais eles próprios comiam”, indica a Sociedade Britânica de Psicologia. Por outro lado, o consumo de snacks pouco saudáveis ou bebidas açucaradas mostrou ser influenciado pela percepção de quanta comida de plástico os amigos no Facebook devem comer.
Isto significa que as escolhas saudáveis são guiadas pelo comportamento dos outros, ao passo que as opções menos saudáveis parecem estar associadas à probabilidade de nos sentirmos julgados pelo seu consumo.
“As pessoas tendem a igualar qualquer que seja o padrão de consumo que sentem que é a norma”, explica a mesma sociedade com base no estudo.
A análise mostra também que a influência acontece a um nível geral da categoria de produtos. O facto de um amigo online gostar de um tipo de comida em particular não pareceu ter um impacto significativo.