Fortaleça o sistema imunitário: na cozinha com Inês Simas e Marketeer #2

Todos os dias, várias vezes ao dia, comemos. E é por isso que devemos colocar os alimentos a trabalhar para defender a nossa saúde e eliminar padrões alimentares que provocam a inflamação, afirma Inês Simas. Segundo a chef de cozinha, natural & health coach, o foco está em receber a energia dos alimentos, e não em “perder energia” ao ingeri-los. A nossa alimentação é o nosso melhor remédio e devemos por isso escolher com consciência e optar por uma alimentação focada no nutriente.

Em parceria com a Marketeer, Inês Simas pretende ajudar os leitores através de menus, ideias para que possam trabalhar nas respectivas cozinhas com ingredientes de verdade e, de uma forma natural e deliciosa, fortalecerem o sistema imunitário. Mas, para isso, é preciso começar começar por definir algumas regras.

E, como tudo começa na cozinha, devemos ter bem claro o que entra e não entra na nossa despensa e no nosso frigorifico! Inês Simas costuma dizer que entra tudo o que as nossa avós reconhecem como alimento. Tão simples quanto isto. O objectivo é voltar aos básicos. Optar pelo maior numero de frescos, produtos integrais e que passaram pelo menor processo de transformação.

Se imaginarmos um carrinho de compras acabado de sair do supermercado, 90% deve ser composto por ingredientes frescos (vegetais, leguminosas, tubérculos, raizes, ervas frescas, fruta, carne, peixe, ovos), integrais (leguminosas secas, cereais, frutos secos, sementes) e que tenham passado pelo menor processo de transformação, de preferência biológicos e/ou de animais de pasto/selvagens. E que os restantes 10% pode ser composto pelos embalados – e a escolha aqui deve incidir nos menos processados/transformados e que tenha o menor numero de ingredientes na etiqueta.

Por hoje, a chef deixa uma proposta de menu e receitas para que nos possamos divertir em família nos próximos dias:

Waffles e batido de fruta

para o pequeno almoço

Ceviche de Salmão

para o almoço

Bolachas artesanais de cacau

para o lanche

Sopa de cogumelos

para o jantar

Artigos relacionados