Há uma nova linha de apoio a doentes oncológicos em isolamento

A necessidade de resguardo social devido à pandemia provocada pela COVID-19 está a suscitar ansiedade e incerteza às pessoas com doenças oncológicas. No sentido de responder a todas as dúvidas e necessidades destas pessoas, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o apoio dos seus voluntários, criou uma linha de apoio a doentes oncológicos em regime de isolamento social.A necessidade de resguardo social devido à pandemia provocada pela COVID-19 está a suscitar ansiedade e incerteza às pessoas com doenças oncológicas.

O número agora disponível da Linha Apoio Oncológico COVID-19 é o 800 919 232. Qualquer doente oncológico da região Norte pode ligar para esta linha para obter apoio social e económico, entrega de refeições, compra e entrega de bens alimentares, entrega de medicação hospitalar ou de farmácia em casa, consultas de psico-oncologia, informação técnica e científica sobre o COVID-19, aconselhamento jurídico e apoio social e económico.

O serviço está já operacional e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 da manhã até às 17h30 – as chamadas para esta linha são gratuitas. A campanha que dá a conhecer a novidade é assinada pela Caetsu Two, que desenvolveu o projecto em regime pro bono.

Destaque ainda para o reforço do apoio social online por parte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), neste momento de pandemia, aos doentes oncológicos e respectivas famílias. A LPCC avança no seu site que mantém o serviço de apoio social através dos seus Núcleos Regionais e das consultas de psico-oncologia em formato não presencial.

Também as suas linhas informativas – Linha Cancro e Linha Pulmão – estarão a funcionar em pleno, bem como o Serviço de Apoio Jurídico, em formato não presencial. A LPCC disponibiliza ainda vários contactos telefónicos de apoio à população:

Linha Cancro – 808 255 255

Linha Pulmão – 808 259 259

De resto e à semelhança das mais variadas organizações, todas as iniciativas da LPCC que envolvem contacto directo com a população estão suspensas.

Artigos relacionados