Colquímica Adhesives: Liderar em momentos de crise

MARKETEER CONTENTS

Por: Sofia Koehler

A pandemia do novo COVID-19 tem desafiado os gestores das empresas a liderarem com base em pressupostos que se alteram a cada minuto.

Mesmo as empresas de grande dimensão, que têm departamentos de gestão de crise que desenvolvem planos de contingência e comunicação para fazer face a diversas crises potenciais, não terão antecipado um surto virológico que rapidamente se transformou numa pandemia e que está a ter implicações dramáticas na saúde das populações e na economia global.

Num contexto de incertezas sem precedentes, os líderes devem basear-se em sete principais eixos de atuação:

1) Proteção imediata da saúde de colaboradores e parceiros

Esta será sempre a primeira prioridade da Colquímica Adhesives. Por essa razão, estamos em contacto permanente com as Autoridades de Saúde para avaliarmos os riscos e tomarmos as medidas adequadas em função das recomendações que são feitas. Temos vindo a adotar ações que obedecem às melhores práticas, numa ótica preventiva e de antecipação.

2) Contributo para as cadeias de fornecimento de bens de primeira necessidade

Temos consciência da importância das nossas colas nesta conjuntura especial uma vez os produtos que resultam do nosso trabalho e esforço são também indispensáveis para a produção de fraldas de bebé e adulto, pensos higiénicos, máscaras de proteção individual, batas hospitalares, assim como no embalamento e rotulagem de bens alimentares e bebidas.

Neste contexto os nossos colaboradores, com o sentido de missão que os caracteriza, têm procurado manter o fluxo de trabalho, de forma a responder à necessidade dos nossos clientes.

3) Sustentabilidade do negócio

Estamos perante um episódio sem paralelo, muito diferente das flutuações habituais que afetam a economia e neste sentido estamos a trabalhar em vários planos de abordagem face aos diferentes riscos de forma a minimizarmos os impactos que se vão fazer sentir no curto, médio e longo prazo. Assegurar o bem-estar económico das nossas pessoas é a grande prioridade.

4) Ética empresarial

Neste momento conturbado, este ponto é de extrema importância. Devemos agir sempre com a máxima consciência ética e tomar decisões ponderadas. Este não é de todo o momento de tirarmos partido da fragilidade do mercado. Em tempos como este, as empresas deverão procurar compromissos e soluções de estabilidade e de longo prazo que protejam os seus parceiros.

5) Contributo para a sociedade civil.

Vivemos tempos extraordinários. Provavelmente, nenhum de nós enfrentará outro cenário como o atual ao longo da sua vida. Na Colquímica Adhesives estamos em contacto com as entidades de saúde locais, no sentido de lhes prestar apoio na cedência de materiais de proteção descartáveis para os nossos profissionais de saúde.

6) Comunicação eficaz com os colaboradores e parceiros

Num momento de crise, a comunicação é ainda mais essencial. Essa comunicação deve primar pela transparência e regularidade pois demonstra que a equipa de liderança está a ajustar constantemente a sua atuação face aos novos acontecimentos. Isso deixará todos os stakeholders mais confiantes.

7) Transmissão de uma mensagem positiva e de esperança

As empresas devem transmitir mensagens positivas e de esperança aos seus colaboradores e parceiros. Este é o momento de revelarmos o nosso lado mais humano e de entendermos que os negócios são essencialmente baseados em relações pessoais e de confiança.

Na Colquímica Adhesives, estamos confiantes no futuro e acreditamos que o impacto causado pela pandemia COVID-19 tornar-nos-á ainda mais resilientes e reforçará os laços que nos une aos nossos colaboradores e parceiros.

Artigos relacionados