Reciclar garrafas de plástico dá descontos. Novo programa do Governo arranca hoje

Arranca, hoje, o projecto-piloto que oferece descontos aos portugueses que reciclarem garrafas de plástico. De acordo com comunicado do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, a iniciativa abrange 23 grandes superfícies comerciais de Norte a Sul do País e envolve máquinas automáticas.

Os consumidores podem deixar embalagens de águas, sumos, refrigerantes ou bebias alcoólicas. Em troca, recebem um talão de desconto (por cada garrafa) que pode ser utilizado em compras de valor igual ou superior na loja onde as embalagens foram entregues. Em alternativa, os talões também podem ser doados a uma instituição de solidariedade social.

O valor do talão de desconto varia de acordo com a capacidade da embalagem devolvida, esclarece o ministério: dois cêntimos para garrafas de até 0,5 litros e cinco cêntimos para garrafas com capacidade até dois litros.

“A atribuição de um prémio ao consumidor pela devolução das garrafas pretende incentivar a devolução de embalagens não reutilizáveis em plástico”, explica o Ministério do Ambiente e da Acção. O projecto pretende ainda garantir o “encaminhamento para reciclagem de elevada qualidade”, o que permitirá incorporar este plástico em novas garrafas de bebidas.

Para dar a conhecer a novidade, está previsto um plano de comunicação e sensibilização que evidencia o tipo de embalagens abrangidas e os passos a seguir para garantir a correcta utilização das máquinas automáticas. As garrafas não devem, por exemplo, conter líquidos ou outros produtos no interior ou serem espalmadas. Por outro lado, devem ir fechados com as respectivas tampas e apresentar o código de barras legível.

O projecto-piloto conta com um financiamento de 1 milhão e 665 mil euros do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática e resulta da candidatura de um consórcio liderado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente.

As máquinas automáticas podem ser encontradas em lojas da Sonae, Auchan, E.Leclerc, Jerónimo Martins e Os Mosqueteiros. Consulte aqui o mapa.

Artigos relacionados