Chefs Agency cria montra para a gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa tem uma nova montra. Chama-se “The Art of Tasting Portugal” e consiste num conjunto de eventos protagonizados por alguns dos principais responsáveis por elevar a cozinha e os sabores nacionais. Promovida pela Chefs Agency, a iniciativa arranca na companhia de Henrique Sá Pessoa e Diogo Rocha.

O primeiro jantar está marcado para 5 e 6 de Fevereiro no Atelier Henrique Sá Pessoa em Marvila, Lisboa. O chef desempenhará o papel de anfitrião, recebendo no seu espaço o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos e detentor de uma estrela Michelin.

O que acontecerá exactamente em cada data desta iniciativa ainda não é certo, mas a ambição é dar a quem visita Portugal um “formato que concentra o melhor do País, na essência da gastronomia e do terroir nacionais, num contexto único e surpreendente”. Segundo a Chefs Agency, um dos objectivos é mesmo “realçar o papel fundamental que Portugal teve na descoberta de produtos de inegável importância no mundo e na gastronomia”.

O chef Rui Silvestre, do restaurante Vistas (uma estrela Michelin), será o protagonista seguinte, num evento agendado para os dias 19 e 20 de Fevereiro. Logo depois, será a vez do chef Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova (2 estrelas Michelin), nos dias 13 e 14 de Março.

Cada jantar terá apenas espaço para 14 pessoas, pelo que os interessados deverão começar a pensar na reserva desde já. Nos casos de Diogo Rocha e Rui Silvestre, o jantar tem um valor de 165 euros por pessoa. O jantar de Rui Paula chega aos 200 euros.

Ainda em Fevereiro, o atelier de Henrique Sá Pessoa receberá também um pop-up com o pescado nacional como ponto de partida. Juntará os chefs Carlos Afonso (O Frade), Iñaki Bolumburu (ex-Nerua, n.º 32 World’s 50 Best Restaurants e ex-Noma), Nicolas Lopez (ex-Villanos en Bermudas, n.º 15 na lista dos 50 Best Restaurants América Latina) e o sommelier e produtor de vinhos Pedro Martín.

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