Um passo à frente na inovação
A LG tem vindo a conquistar um lugar de confiança entre os consumidores portugueses, que reconhecem nos produtos da marca um elevado nível de qualidade e inovação, especialmente no que diz respeito aos televisores. A tendência é confirmada por dados de vários estudos e, claro, pela evolução do volume de vendas. Young Soh, Home Entertainment Marketing manager da LG Portugal, destaca os maiores trabalhos que a marca tem desenvolvido, assim como chama desde já a atenção para os próximos lançamentos que, conforme refere, virão confirmar o posicionamento inovador da marca e reforçar a sua posição no segmento premium. Como é o caso, entre outros, da primeira TV de enrolar, que promete mudar paradigmas.
De que forma é que as inovações no segmento premium têm permitido à marca elevar o seu posicionamento?
O conceito The Art of Essence foi a inspiração por trás da filosofia da marca LG Signature, lançada em 2016. Todas as características que prejudicam o espírito da marca foram removidas dos produtos LG Signature, resultando num visual simples, que caracteriza os produtos da melhor qualidade e proporcionam uma sensação de exclusividade. Podemos dizer que a gama representa o expoente máximo do design, desempenho e utilidade de electrodomésticos, apostando numa combinação entre as tecnologias mais avançadas da LG e um design diferenciador, muitas vezes resultado de parcerias com figuras proeminentes do design a nível mundial. É uma gama que aposta em tecnologia de ponta e num design diferenciador, mantendo-se fiel à essência de um produto.
As inovações neste segmento permitem-nos posicionar a marca e a empresa num patamar de vanguarda no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, sendo que hoje somos reconhecidos em todo o mundo pela qualidade e valor acrescentado dos produtos.
O Home Entertainment tem estado em tendência crescente. Quais as inovações da LG neste segmento?
Cada vez mais, os consumidores apostam no Home Entertainment. Reconhecendo essa necessidade, a LG tem vindo a desenvolver soluções que aliam a inovação e qualidade a um design de excelência e a elevados níveis de conveniência. Fomos pioneiros com o desenvolvimento da primeira OLED TV, que veio revolucionar a experiência de ver televisão com qualidade de imagem. Pela primeira vez, os consumidores puderam ver as cores, especialmente o preto, o contraste e o brilho na sua plenitude através de um ecrã fino. Estas características foram elevadas a um novo nível com o lançamento da primeira OLED TV de 8K, que veio dar resposta a uma necessidade dos consumidores mais visionários.
No entanto, é impossível falar de conveniência e design sem falar de um dos produtos disruptivos deste ano: a LG Signature OLED TV R. Conhecida como a televisão do futuro, é o primeiro televisor OLED de enrolar, apenas possível graças a esta tecnologia. Mais do que uma demonstração de mestria de engenharia, o produto pode gabar-se da sua qualidade de imagem e som. A visibilidade e o reconhecimento da inovação e dos avanços tecnológicos da área de Home Entertainment reflectem-se positivamente na marca.
Em que medida é que este tipo de produtos tem permitido à LG crescer em valor?
A LG é reconhecida em todo o mundo como uma marca de confiança com um comprovado espírito inovador. Este é um posicionamento que nos temos esforçado por manter, com lançamentos recorrentes e opti- mizações e actualizações das nossas gamas que façam a diferença. Tal como no resto do mundo, também os portugueses depositam essa confiança nos nossos produtos. E é esta confiança que nos tem permitido crescer de ano para ano em Portugal na ordem dos 15%, fazendo com que os nossos segmentos premium de televisores, como os OLED, e as gamas de frigoríficos SidebySide ou máquinas de lavar roupa sejam líderes de mercado.
No segmento premium, que lançamentos podemos ainda esperar da LG neste último trimestre em Portugal?
Desde o início do trimestre, a LG já se encontra a comercializar a NanoCell TV 8K (modelo 75SM9900). Esta TV de 75 polegadas também oferece uma imersiva total graças a uma imagem de 8K com cores, contraste e detalhes impressionantes. Além disso, o áudio complementa o resultado visual final deste modelo, para melhorar ainda mais a imersão do espectador.
É esperado que o início do próximo ano traga grandes novidades para Portugal, como a TV OLED 8K que, com 88 polegadas, é a maior OLED do mercado.
Qual a diferença entre comunicar este tipo de produtos e os mass market?
A LG Signature foi desenvolvida para se tornar na primeira marca ultra-premium da LG e tem como objectivo responder às necessidades dos consumidores que procuram o melhor da vida e valorizam artigos considerados de luxo, altamente tecnológicos e ino
vadores, mas com um design depurado, que proporcionam uma sensação de exclusividade aos seus proprietários. É com base nestas premissas que toda a comunicação é feita, sendo que o preço acaba por ser uma informação com menos relevância para o consumidor.
Qual a percepção que os consumidores portugueses têm da marca? E que evolução?
A LG conquistou, quase desde a sua génese e chegada ao mercado português, um lugar de confiança entre os consumidores nacionais, que têm reconhecido nos nossos produtos um elevado nível de qualidade e inovação, especialmente no que diz respeito aos televisores.
Segundo dados da Kantar – referentes ao painel de Agosto de 2019 -, a LG Portugal cresceu em todas as categorias que classificam a visibilidade, percepção e posicionamento da marca entre 2018 e 2019, nos seis principais indicadores (Premium Product, Preference, Most Preferred Brand, Unaided Awareness, Top of Mind e Most Likely to Purchase), posicionando-a no primeiro lugar em cinco destes seis indicadores entre as LG dos vários países europeus. Temos sido pioneiros e pautamo-nos por uma cadência de inovações que fazem a diferença na vida dos consumidores.
Com o início do novo milénio, a LG anunciou o primeiro frigorífico do mundo com ligação à internet, seguindo-se depois a máquina de lavar, o micro-ondas e o ar condicionado com este tipo de conexão, tornando-se pioneira na “internet das coisas” e líder na venda de equipamentos móveis, televisores, ares condicionados, máquinas de lavar roupa e frigoríficos. Paralelamente, fomos os primeiros a desenvolver a Tecnologia NanoCell, que revolucionou o mercado dos televisores ao reproduzir consistentemente 100% das cores, mesmo quando estamos localizados em ângulos laterais.
Por sua vez, a tecnologia OLED permite ter acesso a imagens da forma mais realista possível, criando riqueza de nuances e precisão de cores e viabilizando ângulos de visão mais amplos. Percebemos que, quando temos família ou amigos numa sala a ver televisão, a experiência com o ângulo de visão passa a ser extremamente importante.
Mais recentemente, demos um grande passo em direção ao futuro com a apresentação da primeira OLED 8K do mundo e da impressionante TV de enrolar, que vem alterar completamente o paradigma da experiência de ver e ter uma televisão na sala.