Já ouviu falar da Giving Tuesday? Está a chegar a Portugal
Depois da Black Friday e da Cyber Monday, chega a Giving Tuesday. No próximo dia 3 de Dezembro, assinala-se o dia em que dar é palavra de ordem, a par de solidariedade, partilha e consciencialização. Este movimento global – presente em mais de 60 países – chega a Portugal com o apoio de mais de 30 empresas e cerca de 130 instituições sociais.
Criada em 2012 pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, a Giving Tuesday desafia pessoas de todo o mundo a juntarem-se para apoiar uma organização sem fins lucrativos à sua escolha. E a data escolhida não é por acaso: sem dia fixo, acontece sempre na terça-feira após dois dos maiores momentos de consumo do ano, Black Friday e Cyber Monday.
«Há sempre uma causa que nos toca. O movimento Giving Tuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as suas causas de eleição», explica Sofia Mascarenhas, responsável por trazer o movimento global para Portugal.
Neste momento, somam-se já perto de 100 campanhas de organizações que aceitaram juntar-se à iniciativa. Os projectos podem ser encontrados no site givingtuesday.pt e vão desde a Maratona de Cartas da Amnistia Internacional ao contributo para a aquisição de uma unidade móvel de saúde para os Médicos do Mundo Portugal.
As campanhas são amplificadas através da hashtag #givingtuesdaypt nas redes sociais, onde se junta também o mote do movimento em Portugal #daparamudar. «O que este movimento quer é que no dia 3 isto seja uma loucura de dar porque dar é mudar. E não é só mudar a nossa vida ou a existência de outra pessoa, é mudar o mindset», comenta a jornalista e activista Fernanda Freitas, madrinha da Giving Tuesday.