12 novidades que mudaram o Instagram em 2019
Duas mãos cheias não chegam para contar as actualizações e funcionalidades que o Instagram apresentou ao longo dos últimos meses. 2019 tem sido um ano de evolução para a plataforma que tem vindo a ganhar terreno à rede social da empresa-mãe, o Facebook. Cada vez mais, o Instagram assume-se como uma força junto dos utilizadores deste tipo de aplicações e as novidades que tem apresentado surgem também nesse sentido.
O SocialMediaToday resumiu as 12 principais novidades introduzidas pelo Instagram este ano. A ideia é que marcas e profissionais do Marketing possam arrumar e limar conhecimentos, garantindo que entram no próximo ano conscientes de tudo o que está em cima da mesa.
1 – Checkout. Em Março, o Instagram lançou a possibilidade de efectuar uma compra no Instagram, sem sair da rede social para a página do anunciante/comerciante em questão. A ferramenta é útil para quem vende – porque não perde o cliente entre cliques e páginas – e para quem compra – porque não perde tempo e vê a sua informação guardada para compras seguintes;
2 – Stickers para donativos. Com mais de 500 milhões de utilizadores diários activos, as Stories do Instagram ganharam popularidade em 2019 e a plataforma decidiu dar-lhes um propósito mais solidário. Em Maio, tornou possível angariar fundos para organizações sem fins lucrativos através de stickers;
3 – Shopping para os criadores de conteúdos. Além das marcas, também os criadores de conteúdos – ou influenciadores – passam a poder identificar mais facilmente as marcas e os produtos que aparecem nas suas publicações. Os seguidores apenas têm de clicar para comprar os artigos em que ficaram interessados, em vez de pesquisar na internet onde é possível adquiri-los;
4 – Shop. 2019 foi também o ano em que o Instagram lançou a Shop, uma página dedicada a pequenos negócios e criadores, com conteúdos únicos e potencialmente inspiradores sobre negócios;
5 – Secção “Explore” renovada. A secção dedicada a explorar o mundo do Instagram além dos perfis que seguimos ganhou nova vida. Agora, existem várias categorias – incluindo IGTV e Shop mas também Comida ou Estilo – para facilitar a deambulação virtual;
6 – IGTV permite vídeos na horizontal. Os vídeos na horizontal passaram a ser permitidos na IGTV, oferecendo uma nova experiência a quem não dispensa a televisão do Instagram. Esta ferramenta passou também a contar com previews no News Feed, apelando a que os utilizadores vejam os conteúdos mais longos que os seus criadores preferidos desenvolveram;
7 – Threads. Uma das novidades mais recentes dá pelo nome de Threads e corresponde a uma aplicação independente desenhada para ajudar os utilizadores a estarem mais próximos dos seus amigos e família;
8 – Novos conteúdos. Publicações partilhadas há um ano (ou mais) são repescadas e desafiam os utilizadores a criar novos conteúdos com memórias antigas, nomeadamente Stories. Mas esta não foi a única actualização com esse propósito: o Instagram apresentou também quizzes em forma de stickers, sondagens, perguntas e GIFs. Tudo para incentivar a partilha de publicações e a interacção;
9 – Esconder os likes. O Instagram está a testar a possibilidade de esconder o número de likes nas publicações. Apenas os autores sabem quantos corações mereceram as suas fotografias ou vídeos. As restantes pessoas sabem somente que a publicação obteve alguns gostos, mas nunca quantos. Actualmente, sete mercados já fazem parte do teste;
10 – Adeus, secção “A Seguir”. Uma das mudanças mais recentes está relacionada com o fim da secção “A Seguir”, que permitia conhecer os passos das pessoas que seguimos no Instagram – de que páginas ou fotos gostaram e quem começaram a seguir, por exemplo;
11 – Olá, Creators. Por outro lado, o Instagram deu as boas-vindas a uma nova conta própria. @creators oferece conteúdos para criadores que queiram tirar o melhor partido da rede social. Dicas e truques serão os pratos fortes desta conta;
12 – Mais controlo. Por fim, o Instagram decidiu dar mais controlo aos utilizadores relativamente à forma como os seus dados pessoais são tratados por parceiros externos. Diz o Instagram que será possível remover serviços de terceiros que os utilizadores não queiram e que estejam associados à sua conta. Esta actualização chegará a todos os utilizadores durante os próximos seis meses.