Pura por natureza desde 1979
É no coração do Gerês que tem origem a Água do Fastio, em aquíferos impolutos de grande profundidade, devidamente protegidos e controlados. Pura e bacteriologicamente sã, chega ao consumidor sem qualquer aditivo ou tratamento, mantendo as suas características originais e naturais. A marca entende que a água só deve ser comercializada pura, sem alterações, mantendo o estado natural conforme a natureza a dá. Razão pela qual o seu portefólio inova com o foco em packagings e não de qualquer outra forma.
Especialmente qualificada e adaptada ao organismo, a Água do Fastio caracteriza-se por ser uma água mineral natural, depurativa, digestiva e ligeiramente diurética. Levemente silicatada, hipossalina e muito pouco mineralizada, ajuda a regular e a manter o equilíbrio do corpo, sem o sobrecarregar.
A Água do Fastio procura estar presente em todos os momentos do dia e da vida dos consumidores. «É a marca nacional de águas minerais naturais, que inova em grafismo, formatos, funcionalidades e capacidades, dispondo do portefólio mais completo e ajustado, packagings desenvolvidos para uma hidratação prática a todas as horas do dia. A Água do Fastio reforça a sua mais-valia no mercado através de uma gama ampla e um ajustado portefólio em água mineral natural», afirma Sandra Lopes, directora de Marketing da Água do Fastio, reforçando a sua mais-valia na cadeia, através de uma gama ampla e um ajustado portefólio em água mineral natural.
A Água do Fastio é uma empresa do Grupo Empresa das Águas do Areeiro, S.A., historicamente dedicado ao negócio de bebidas não alcoólicas, em particular águas e refrigerantes. A empresa, que data de 1979, nasceu com a possibilidade de encontrar, na Serra do Gerês, uma nascente natural, cuja água assumia características únicas e específicas. Convictos de que, no futuro, as águas engarrafadas seriam importantes, a marca não hesitou em dar início à exploração da água daquele local.
Actualmente, o portefólio da Água do Fastio é composto pelas gamas vidro, PET e garrafas ergonómicas pensadas para uma hidratação fácil em cada momento do dia.
A marca tem estado sempre na linha da frente, assumindo as acções tendentes a assegurar contributo de sustentabilidade ambiental (SIGRE; garrafas 100% recicláveis; disponibilidade de taras retornáveis na gama vidro, redução da quantidade de plástico na matéria-prima, nomeadamente nas pré- -formas e cápsulas). As mudanças nas embalagens são factos reais desde há vários anos e continuaremos a aprofundar esse caminho (garrafas mais sustentáveis)», vinca a directora de Marketing.
A companhia ideal para o dia-a-dia
A água é o principal elemento do corpo e todos os sistemas, das células e tecidos aos órgãos vitais, dependem de uma hidratação adequada para o seu bom funcionamento, pelo que deve manter a sua garrafa de Água do Fastio por perto e ir bebendo ao longo do dia! As nossas garrafas são 100% recicláveis, sejam em PET ou vidro», afirma a responsável da empresa.
A directora de Marketing descreve o consumidor da Água do Fastio como conhecedor da origem, Serra do Gerês, valorizando as características físico-químicas da marca. «Os valores da Água do Fastio são identificados pelos consumidores, a Origem, Serra do Gerês, a Natureza, flora e fauna, e a Pureza no seu estado original, puro e natural», explica.
De maneira a estreitar a relação com os seus consumidores, a Água do Fastio tem vindo a apostar numa comunicação digital, privilegiando o seu website, Facebook, Instagram e YouTube.
Quanto ao futuro, Sandra Lopes assegura que a Água do Fastio continuará a manter a sua estratégia de inovação e diferenciação. Para 2020, sem revelar os planos da marca, conta que «a novidade não estará só assente na embalagem». Quanto a objectivos, passam por continuar a crescer acima do sector.
Inovação está no ADN
A Água do Fastio é uma marca que reforça a sua mais-valia no mercado através de uma gama ampla e um ajustado portefólio em água mineral natural», afirma Sandra Lopes.
Na estratégia da marca, é privilegiada a inovação e diferenciação, atestada pelos lançamentos de produtos ao longo dos anos.
Em 2008, a Água do Fastio deu um passo importante para a hidratação em família com o lançamento da garrafa de 2,5 l com pega ergonómica, ideal para guardar na porta do frigorífico», explica Sandra Lopes.
Em 2012, a Água do Fastio 6 l foi eleito produto do ano. Trata-se de uma embalagem pensada para famílias numerosas, que conquistou a escolha dos consumidores na categoria das águas. Dois anos depois, a marca lançou a Fastio 1 l, que a directora de Marketing descreve como «única no mercado, adequada às necessidades hídricas das pessoas urbanas e dinâmicas.
Já em 2017, para incentivar as crianças a melhores hábitos de hidratação, lançou as edições temáticas Fastio Barbie e Fastio Hot Wheels. No último ano, deu-se o reajustamento do packaging da Fastio GO 0,5L, uma garrafa PET com sport cap, a pensar em todos os que partilham a paixão por um estilo de vida activo e saudável.
A gama vidro faz parte do portefólio da Água do Fastio desde os anos 70. Iniciou-se com capacidades 0,25 l e 0,50 l em tara retornável e, mais tarde, com as capacidades 0,33 l e 1 l. Actualmente a gama vidro da Água do Fastio está disponível em tara retornável ou tara perdida (0,33 l, 0,50 l e 1 l) atendendo, fundamentalmente, ao canal Horeca.
A responsável explica que o mercado das águas minerais naturais engarrafadas é relativamente recente, contando com cerca de 50 anos. «Existe uma evolução significativa, uma vez que as águas minerais naturais engarrafadas são mais naturais, proporcionando melhor hidratação e contribuem para um estilo de vida mais saudável. São hoje entre as bebidas comerciais as preferidas dos consumidores, atingindo volumes superiores à soma das demais alternativas», afirma.
Promoção da sustentabilidade Intrinsecamente ligada à natureza do Gerês – o que a distingue de todas as outras -, a Água do Fastio é uma marca continuamente empenhada na sustentabilidade ambiental e na sua promoção. Atesta, neste sentido, o facto de desde sempre estar aliada à defesa e promoção do espaço natural privilegiado que é a Serra do Gerês. A campanha #ProtegerGeres, lançada em Junho de 2018 no Instagram, é um dos exemplos, onde o conceito de movimento apela à sensibilização para a protecção da biodiversidade do Gerês, com dicas/cuidados que os visitantes devem ter em visitas ao Gerês. Sandra Lopes afirma que, na Água do Fastio, trabalha-se incessantemente na optimização e melhoria do desempenho ambiental das embalagens, através da redução de resíduos e da valorização da sua circularidade. Actualmente, a marca dispõe de um portefólio com garrafas mais leves, mais ergonómicas e mais ecológicas.
A Água do Fastio tem procurado estender o seu compromisso de circularidade a todos nós, nomeadamente na escolha por produtos de sustentabilidade ambiental e promovendo e divulgando o modo adequado de utilização e valorização dos resíduos das embalagens», acrescenta Sandra Lopes.
De realçar ainda o facto de a Água do Fastio mostrar, desde a sua fundação, uma preocupação eco-ambiental, promovendo e disponibilizando um portefólio de produtos 100% recicláveis, uma estratégia que é parte integrante do seu posicionamento.