Frutas e legumes portugueses em destaque em Madrid

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal é a responsável por levar 46 empresas e organizações de produtores à Fruit Attraction, em Madrid. O objectivo é mostrar aos vizinhos espanhóis o melhor da produção nacional, recorrendo para isso a uma das maiores feiras do sector, a decorrer até à próxima quinta-feira, dia 24.

Em 2011, quando a Portugal Fresh participou no evento pela primeira vez, eram apenas cerca de 20 as empresas e organizações presentes. A área ocupada também passou de 275 para pero de 600 metros quadrados, levando a associação a afirmar que a comitiva portuguesa não tem parado de crescer.

«A diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional – empresas do sector das peras e maçãs – estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas», comenta Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh.

A aposta em Madrid não é por acaso: Espanha representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais. Na Fruit Attraction, a associação espera promover ainda mais estes produtos neste mercado e abrir portas para outros. Para o próximo ano, o objectivo passa por atingir os dois mil milhões de euros em exportações do sector, a nível global. No ano passado, as vendas para mercados externos chegaram aos 1,5 mil milhões de euros.

Artigos relacionados