Espírito independente
MARKETEER CONTENTSA marca Oris – fundada em 1904, na vila de Holstein, na Suíça – chega a Portugal nos anos 80, pelas mãos de um pequeno distribuidor com sede em Setúbal, mas é só na década de 90 que ganha notoriedade, já então representada pelo distribuidor Ribeiro Coutinho. É em 2014, numa altura em que a equipa portuguesa procurava um novo desafio, que a Oris chega à Torres Distribuição. A marca estava há dois anos com algumas dificuldades no mercado português e, apesar do histórico muito forte do anterior distribuidor, foi amor à primeira vista entre as equipas. Em 1985, muito antes da recente moda dos relógios mecânicos ter despoletado novamente, a Oris usava a sua independência (é das poucas empresas de relógios suíços que se mantém independente) para se concentrar na produção de relógios mecânicos.
Hoje a estratégia mantém-se e cada vez com mais convicção. A Oris faz relógios para pessoas que sigam o seu caminho. A filosofia “Go Your Own Way” representa liberdade e irreverência, estimula os consumidores a terem um espírito independente e a seguir o seu próprio caminho. Exemplo desta filosofia é o compromisso em desenvolver uma patente por ano. Os relógios Oris são marcados pelo seu design diferenciador, bem como pelo seu rotor vermelho. A colecção da Oris divide-se em quatro mundos – mergulho, cultura, aviação e desporto motor. No mergulho, a ligação ao mar é íntima, com foco em mergulhadores – profissionais ou não. Desde 2010 que a marca apoia projectos líderes no âmbito da conservação marinha.
Hoje a missão é provocar a mudança para melhorar os oceanos e as vias hídricas, angariando fundos e notoriedade através de uma série de relógios – The Oceans Project. Este ano, para já, estão reveladas duas séries limitadas enquadradas nesta missão. O Great Barrier Reaf Limited Edition III – criado para apoiar a conservação da Grande Barreira de Corais e desenvolvido em parceria com a Reef Restoration Foundation – e o Clean Ocean – criado em parceria com a Pacific Garbage Screening, para chamar à atenção da ameaça que o plástico representa para os oceanos. A Oris também se tem vindo a associar a nadadores e mergulhadores, como é o caso de Roman Frischkhecht, Anna Von Boetticher e Ernst Bromeis. A Oris associou-se ao nadador Ernst Bromeis para, juntos, definirem um caminho de sensibilização relativo à importância da água. Aliás, o Aquis Date Relief conta com os números da luneta em relevo de maneira a chamar a atenção e mobilizar as pessoas para a importância da água no mundo.
No mundo da aviação, a relação com pilotos tem mais de 100 anos. Em 1938 foi lançado o primeiro Big Crown Pointer Date, que celebrou 80 anos em 2018 com uma reedição. Hoje, este é um dos relógios favoritos dos pilotos e é o testemunho da longevidade, criatividade e inovação da Oris. Este ano a marca continua a assinalar o aniversário e apresenta a edição especial em bronze – Oris Big Crown Pointer Date 80th Anniversary Edition. A marca de origem suíça tem inúmeras parcerias no mundo da aviação, sendo de destacar a série limitada desenhada para os pilotos da TAP, desenvolvida para assinalar a frota da TAP –A320neo. São já 170 pilotos da companhia aérea nacional com um Oris Big Crown no pulso. A Oris é também patrocinadora oficial de movimentos de cultura, como música e arte, bem como no apoio ao mundo do desporto motor, através de colecções inspiradas em velocidade, potência, tecnologia e inovação dos carros de Fórmula 1.