Invasão de campo
MARKETEER CONTENTSPela primeira vez a Heineken apresentou- -se como a cerveja oficial do Millennium Estoril Open. Uma aposta centrada na Heineken 0.0, mas que não deixou de fora as restantes marcas do portefólio da Central de Cervejas. «Estamos associados ao Estoril Open desde as primeiras edições», lembra Diogo Sá, gestor de Patrocínios de Marketing da Sociedade Central de Cervejas. O mesmo responsável explica que este evento é um dos mais premium a nível nacional e com grande exposição internacional. «Sem dúvida que 2018 foi o ano mais marcante, com um atleta “Luso” a vencer pela primeira vez um torneio do ATP, elevando o ténis português para outro patamar», comenta.
A novidade deste ano prende-se com a entrada da Heineken como cerveja oficial da 5.ª edição do Millennium Estoril Open, torneio nacional de prestígio, que reuniu vários dos melhores jogadores de ténis do Mundo, de 27 de Abril a 5 de Maio, no Clube de Ténis do Estoril. A quinta edição do Estoril Open arrancou com o qualifying, que contou com a presença de sete jogadores do Top 100 do ranking ATP, prosseguindo com o quadro principal, entre 27 de Abril e 5 de Maio, altura em que foi jogada a grande final. O português João Sousa (50.º na hierarquia mundial), que defendia o título conquistado no último ano, teve pela frente nomes sonantes como Stefanos Tsitsipas (8.º), Fabio Fognini (12.º), Gael Monfils (19.º), Pablo Carreño Busta (29.º) e Jaume Munar (57.º). Sagres e Água de Luso No ano passado, as marcas Sagres e Água de Luso tinham sido, respectivamente, a Cerveja e a Água Oficial do Estoril Open. «A parceria no ano passado foi um sucesso a todos os níveis!
O Estoril Open tem vindo num crescendo, principalmente com as recentes prestações dos atletas portugueses. O impacto da vitória do João Sousa em 2018 foi exemplo disso, contribuindo para que as bancadas estivessem completamente cheias na edição deste ano. Um grande orgulho!», refere o gestor de Patrocínios de Marketing da Sociedade Central de Cervejas. Aliás, o mesmo responsável salienta que o Estoril Open representa a bandeira do ténis português a nível internacional, alinhado com as marcas Sagres e Água de Luso como símbolos da portugalidade.
Este ano, a empresa optou por estar presente através da marca Heineken. Trata-se do reforço por parte da Heineken do seu posicionamento «ao associar-se a este evento desportivo, único, e de enorme relevância em Portugal, considerado a bandeira do ténis português a nível internacional», explica Diogo Sá. Porque desenganem-se aqueles que vêem a marca associada apenas ao futebol. «Queremos estar presentes nos momentos de celebração dos nossos consumidores.» «A Heineken é a cerveja com maior presença em todo o mundo e está disponível em quase todos os países do planeta. É a marca de cerveja premium internacional mais valorizada em todo o mundo!», explica o responsável da empresa de distribuição em Portugal. Daí que, sendo o Estoril Open um dos eventos mais premium em Portugal, tenha sido, para a marca, uma ligação óbvia.
A Sociedade Central de cervejas aproveitou este evento para promover o lançamento em Portugal da nova Heineken 0.0, uma cerveja com 0,0% de teor alcoólico, que vem responder às novas tendências dos consumidores. A cerveja Heineken 0.0 é uma alternativa sem álcool que mantém o sabor único da Heineken, a sugestão perfeita para beber em qualquer altura e lugar e que tem metade das calorias da cerveja standard. Assim, além de assistirem ao melhor quadro de sempre de tenistas na competição, os presentes no Millennium Estoril Open tiveram a oportunidade de degustar a nova cerveja Heineken 0.0 e de desfrutar uma cerveja Heineken nos bares localizados no recinto.
Mas não foi tudo. As marcas da Sociedade Central de Cervejas estiveram presentes nos foodcourts, bem como na zona VIP, de forma bem visível ao consumidor. O foodcourt do Millennium Estoril Open contou com o extenso portefólio de bebidas da SCC – Cerveja Heineken, Heineken 0.0, Bohemia, Lagunitas, Água de Luso, Luso com Gás, Luso Fruta e Strongbow. Foi ainda proporcionada a experiência de food pairing com as várias cervejas da Bohemia. «Reforçámos as nossas activações junto dos nossos consumidores, parceiros e clientes, proporcionando experiências únicas em parceria com o Estoril Open antes e durante o evento», conta o responsável. Exemplos disso aconteceram no evento exclusivo dos jogadores ou no slice lounge, saboreando uma Heineken ao lado dos melhores jogadores do mundo, ou nos Sunsets Heineken, depois dos jogos no recinto. «Quisemos criar todas as condições para desfrutar do ténis ao mais alto nível enquanto saboreavam uma Cerveja Heineken ou se refrescavam com uma Água de Luso», acrescenta Diogo Sá.
No dia 3 de Maio à noite, a festa fez-se ao som do Heineken Convida, a plataforma que liga Heineken à música e que tem proporcionado eventos inovadores e únicos. O Heineken Convida Jukebox propõe aos consumidores que escolham a música que querem ouvir com base nas opções propostas pelo MC e o DJ, abanando no ar as pulseiras (verde ou azul). E se é verdade que, este ano, o Estoril Open conta com uma série de novos patrocinadores e acções de activação, Diogo Sá não tem dúvidas de que esse é um sinal de que o ténis está num crescendo em Portugal.
Aliás, salienta, este evento é referido por alguns atletas internacionais como das etapas mais cobiçadas. Garantido está que as marcas da Sociedade Central de Cervejas se manterão a apoiar o Estoril Open no próximo ano, naquela que é tida como uma parceria vencedora: «Representa para as nossas marcas uma grande aposta, sem dúvida para continuar.»