Google Maps quer ajudar quem vai viajar

Em breve, será ainda mais fácil explorar uma cidade desconhecida a pé com recurso ao Google Maps. Através da nova funcionalidade Live View, a aplicação passará a integrar tecnologia de realidade aumentada para mostrar, no ecrã do computador ou telemóvel, as setas e placas que os utilizadores poderão seguir para chegar ao seu destino.

A ferramenta estará disponível no modo Street View (que mostra imagens reais das ruas) e será útil, por exemplo, para quem está de viagem numa cidade estrangeira e pretende dar um passeio a pé. Depois de ter estado em testes ao longo dos últimos meses, a funcionalidade Live View é lançada esta semana em versão beta para os dispositivos Android e iOS, nos países onde o Street View está disponível – incluindo Portugal.

A par desta novidade, a Google anuncia ainda a disponibilização de uma outra funcionalidade que pretende simplificar a vida de quem vai de viagem. A partir de agora, passa a ser possível ver todas as reservas de hotéis e voos directamente na app, num novo separador designado “Reservas”. «Ao seleccionar a sua viagem, as suas reservas serão puxadas instantaneamente e poderá também aceder às mesmas, mesmo se estiver offline», explica a Google em nota de imprensa.

Além disso, se o viajante mantiver activado o histórico de localização, poderá passar a consultar o Google Maps para rever todos os locais que visitou num determinado país ou cidade, como lojas ou restaurantes. Será também possível exportar todos estes locais para uma lista e, assim, partilhar com quem quiser.

Artigos relacionados