Luís Onofre lidera Confederação Europeia de Calçado

Luís Onofre foi nomeado presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC). Com sede em Bruxelas, esta organização representa o sector no Velho Continente, somando cerca de 21 mil empresas responsáveis por mais de 278 mil postos de trabalho.

Luís Onofre sucede ao italiano Cleto Sagripanti, assumindo o destino da CEC ao longo dos próximos três anos. A passagem de testemunho teve lugar no passado dia 24, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Também presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), Luís Onofre avança que o principal objectivo que assume no seu novo papel é o de reforçar a liderança da confederação e promover um hub europeu de inovação.

«Quando toda a base do negócio está a ser desafiada pelas mudanças de gostos e tendências dos novos consumidores, pela alteração do retalho e do desenvolvimento crescente dos novos canais de vendas online, pela Indústria 4.0 ou pelos desafios da sustentabilidade que obrigam a novas respostas ao nível dos materiais, cabe aos líderes associativos ajudarem as empresas a prepararem-se para todas estas mudanças», afirma Luís Onofre.

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, acrescenta que a nomeação do profissional português é uma «distinção não apenas à pessoa e à sua capacidade de liderança, mas também um reflexo da importância que a confederação europeia atribui ao sector em Portugal».

Artigos relacionados