Retalho online: consumidores exigem mais imagens e vídeos
Os consumidores estão cada vez mais exigentes no que respeita as plataformas online de retalhistas: já não basta ter uma imagem e legenda do produto à venda; são precisos vídeos, fotografias de vários ângulos e descrições pormenorizadas. A conclusão é da eMarketer, segundo a qual uma falha neste sentido pode mesmo significar a desistência da compra.
Dados de um estudo de Dezembro do ano passado da Adobe revelam que cerca de um terço dos consumidores recorre aos sites ou marketplaces das marcas para procurar os produtos antes de prosseguirem para a sua aquisição. E estes consumidores querem encontrar páginas carregadas de conteúdo.
Outro estudo da Salsify, referente à realidade norte-americana, indica que os compradores digitais esperam uma média de seis imagens e três vídeos quando procuram um artigo na Amazon ou retalhista semelhante. Há três anos, estas expectativas eram mais moderadas: esperavam apenas três imagens por produto e não equacionavam sequer a possibilidade de ter um vídeo.
Segundo Andrew Lipsman, principal analyst na eMarketer, um leque alargado de imagens e vídeos ajuda os consumidores a ter uma noção melhor do produto que estão a pesquisar. Isto permite também reduzir o risco associado à compra, uma vez que se sentem mais confiantes.