Publicidade exterior passa a ser medida já este ano

Está prestes a nascer, em Portugal, um estudo de audiência para a publicidade exterior. Segundo a PSE, empresa de data science e investigação avançada responsável pela iniciativa, esta será a primeira vez que o mercado nacional terá uma análise do género.

A medição da audiência assenta numa solução que tem por base um painel de pessoas (amostra representativa) que aceita instalar uma app no telemóvel. A partir daqui, a PSE poderá estudar a mobilidade da população portuguesa constantemente e calcular a audiência de outdoors e mupis, por exemplo.

Em comunicado, a PSE indica que esta é uma solução que se pretende válida para os próximos 10 a 15 anos e que é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2017 ( e impulsionado pela consulta ao mercado feita, em Maior de 2018, pela Comissão de Análise de Estudos de Meios – CAEM). Actualmente, a PSE diz ter contratos com cinco dos principais operadores de publicidade exterior.

A empresa esclarece ainda que o estudo de mercado, que é a base do painel, já foi concluído e que os primeiros resultados deverão ser conhecidos no final deste semestre.

Artigos relacionados