UPS lança embalagem reutilizável para entrega de encomendas

Quando o assunto é sustentabilidade, um dos problemas que o sector do retalho – e não só – encontra está directamente relacionado com as entregas de encomendas. Na lista de mudanças a adoptar para ser um consumidor mais ético está, aliás, a opção por modos de envio mais ecológicos, que dispensem um elevado número de caixas e consumo de recursos.

A UPS está atenta ao problema e desenvolveu uma solução que considera inovadora no mercado: uma embalagem reutilizável, que pode ser enviada de volta ao remetente. Chama-se Loop e é a primeira solução deste tipo para os consumidores, segundo garante a UPS – que foi ao Fórum Económico Mundial, em Davos, apresentar a novidade desenvolvida em parceria com a TerraCycle.

A Loop, cujos primeiros testes estão marcados para Paris e Nova Iorque, acaba com as embalagens descartáveis para bens de consumo, uma vez que pode ser usada uma e outra vez. A embalagem pode ser personalizada por cada marca, pelo que poderá ser uma oportunidade de marketing.

Além disso, são entregues directamente aos clientes e, depois, recolhidas, limpas, recarregadas e devolvidas: «A Loop não elimina apenas a ideia de desperdício de embalagens», conta Tom Szaky, CEO da TerraCycle. Também «melhora muito a experiência do produto e a conveniência das compras».

Artigos relacionados