Google lança YouTube Kids em Portugal
A Google acaba de lançar no mercado nacional a aplicação YouTube Kids, uma plataforma de vídeos direccionada aos mais novos e adaptada sobretudo às crianças dos dois aos 12 anos.
A aplicação apresenta várias diferenças em relação ao YouTube tradicional. Desde logo, conta com uma interface mais simples e intuitiva, mais colorida e com imagens e ícones maiores. Para facilitar a navegação, a plataforma está estruturada em apenas quatro categorias (Programas, Música, Aprender e Explorar).
Para encontrar vídeos em específico, as crianças (ou os pais) poderão escrever na barra de pesquisa as palavras-chave ou simplesmente recorrer à funcionalidade de pesquisa por voz para ver programas globais ou locais, como o “Pocoyo”, a “Porquinha Pepa”, o “Ruca”, ou cantar as músicas do “Avô Cantigas”. O objectivo da Google passa por integrar gradualmente os canais de influenciadores que produzam conteúdos educativos direccionados para este target.
A aplicação YouTube Kids pode ser descarregada, a partir de hoje, de forma gratuita através do Google Play e App Store. Está também disponível na TV, através do Google Chromecast, Apple TV, Smart TV ou Android TV.
De acordo com a Google, a prioridade passa por dar “total controlo” aos pais acerca da experiência de utilização da plataforma. Nesse sentido, os pais poderão, por exemplo, criar diferentes perfis (até um máximo de oito) para cada um dos seus filhos, definir diferentes filtros de pesquisa ou até mesmo desactivar por completo a barra de pesquisa para que a aplicação apenas exiba os conteúdos, canais ou criadores que foram previamente seleccionados e aprovados por si. Poderão ainda definir um temporizador (até 60 minutos) que, no fim do período marcado, desliga e bloqueia o ecrã do dispositivo, para limitar o tempo que as crianças passam em frente ao ecrã.
A aplicação inclui anúncios publicitários, mas com mais limitações em relação ao YouTube tradicional. Os anúncios apenas serão reproduzidos no início dos vídeos e, no mínimo, haverá um espaço de intervalo de 15 minutos até à reprodução do próximo anúncio. Além disso, não poderão redireccionar as crianças para qualquer website nem publicitar determinadas categorias de produto (por exemplo, comida e bebidas).
A nível global, a plataforma YouTube Kids conta com 70 mil milhões de visualizações em apenas três anos e com 14 milhões de utilizadores activos todas as semanas. A aplicação está disponível em 40 países e está traduzida em 10 idiomas, incluindo português.