Sonae reforça aposta no mercado espanhol

sonae-final2Apesar da difícil situação económica, «o mercado espanhol será uma das alavancas de crescimento do grupo Sonae a curto prazo». Esta foi uma das afirmações de Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae, ao económico Expansión. Está prevista a abertura de «mais de 60 lojas em Espanha, este ano, face às 46 de 2010. Isto supõe que o negócio espanhol liderará a criação de emprego da Sonae e prevê superar os cerca de mil postos de trabalho que se criaram em Espanha no ano passado, competindo nesta matéria com o Brasil, outro mercado em crescimento para a empresa», afirmou o executivo. A empresa pretende melhorar os resultados obtidos no exercício de 2010, ano em que duplicou a sua presença comercial passando a deter 84 lojas Sport Zone, Zippy e Worten. Provável é também que o Grupo Sonae avance este ano, em Espanha, no sector segurador, ao mesmo tempo que continuará a expandir a sua presença em tecnologia de informação, da responsabilidade da Sonaecom. Quanto às filiais de centros comerciais, agrupadas na Sonae Sierra e que controla a 50% com a britânica Grosvenor, a empresa portuguesa possui actualmente nove centros no mercado espanhol, tendo vendido recentemente dois deles à Doughty Hanson & Real Estate, por 120 milhões de euros. No mercado português, que representa 85% do negócio da Sonae, o grupo pretende ganhar quota de mercado através de novos clientes, conquistados com a sua política de descontos e preços agressivos, pela ampliação dos seus serviços e pela melhoria da eficiência logística e redução de custos.

A internacionalização é outro dos vectores de crescimento para a Sonae, em 2011. Nesse sentido, Paulo Azevedo explica que a empresa quer continuar a crescer no Brasil, com particular atenção ao negócio dos centros comerciais. Ainda neste segmento, a empresa abrirá um centro em Itália, este ano, e planeia construir outro na Alemanha. No negócio das lojas especializadas, a Sonae prevê abrir lojas Sport Zone, Worten e Zippy na Turquia e em Angola e prepara-se para «firmar acordos de franchising em países do Médio Oriente, Arábia Saudita, Egipto e Cazaquistão», assegura o presidente executivo.
Em 2010 a Sonae apresentou um resultado líquido atribuível aos accionistas de 168 milhões de euros, um incremento de 79% face ao ano anterior. Em Espanha, a empresa lusa facturou 268 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 36% face a 2009, o que representa 4,5% das suas vendas totais. Em Espanha, a Sonae terminou o exercício de 2010 com 2.306 colaboradores e uma facturação de 230 milhões de euros no negócio minoritário (Worten, Sport Zone e Zippy), um crescimento de 60%.

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