Afinal, há uma receita para criar vídeos virais
Henry Hitchcox, Chief Creative Officer da Treehouse, viu a sua agência ganhar um Leão em Cannes na edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade. Tudo graças a um vídeo desenvolvido para a Yoti, uma aplicação de identificação digital, que alcançou os 32 milhões de visualizações e 120 mil partilhas.
Perante os resultados obtidos com o vídeo “Little Casanova”, Henry Hitchcox afirma que existe, de facto, uma fórmula para criar conteúdos virais na internet. De acordo com o profissional, a ideia de que existem demasiadas variáveis para conseguir prever qual a receita perfeita não está correcta.
Num artigo publicado no site britânico Campaign, Henry Hitchcox indica quais os seis ingredientes que garantem a viralidade de um vídeo:
1 – Evocar emoções, seja felicidade, choque, tristeza, entusiasmo, raiva ou medo;
2 – Causar algum tipo de resposta física, nomeadamente risos, lágrimas ou pele de galinha;
3 – Retratar um fenómeno ou evento cultural actual e relevante;
4 – Provocar o debate;
5 – Abordar uma experiência comum que diga algo às pessoas;
6 – Utilizar uma técnica de brand placement subtil.