6 dicas da Ikea para uma vida sem plástico

Hoje, assinala-se o Dia Internacional sem Sacos de Plástico, data que inspirou a Ikea a partilhar com os portugueses seis dicas para uma vida mais sustentável. Dados da Quercus, citados pela marca, apontam para um consumo anual de cerca de dois mil milhões de sacos de plástico, em Portugal. A nível europeu, estima-se que cada cidadão consuma 500 sacos de plástico por ano.

As dicas da Ikea para ajudar a reduzir estes números são: levar um saco reutilizável sempre que se for às compras; utilizar uma garrafa de água reutilizável, no dia-a-dia; optar por um termo para as bebidas frias; utilizar uma lancheira para as refeições e levá-la num saco térmico, que ajuda a conservar os alimentos; não utilizar palhinhas nem talheres descartáveis; e guardar as sobras das refeições em recipientes adequados.

Internamente, a Ikea também já começou a adoptar algumas medidas neste sentido. Até 1 de Janeiro de 2020, a marca sueca compromete-se a retirar da sua gama todos os produtos de plástico de uso único e descartável. Além disso, artigos como palhinhas, pratos, copos, sacos de congelação e sacos do lixo deixarão de estar disponíveis nas lojas, sendo que já estão a ser retirados dos pontos de venda portugueses.

Até 2030, a Ikea planeia também recorrer apenas a materiais renováveis ou reciclados para a produção de todos os produtos e embalagens, eliminando gradualmente os materiais fósseis e o plástico.

Artigos relacionados