Criar valor no mundo digital
O alinhamento entre marketing e TI é essencial para o aumento da competitividade. É o que mostra o estudo “The CMO-CIO Alignment Imperative” da Accenture.
Os departamentos de marketing estão em plena transformação: a travessia da barreira do digital para um novo mundo de relevância do consumidor. A era das guerras de preços e promoções deu lugar a uma era da experiência do cliente como vantagem competitiva fundamental. Os velhos modelos de negócio e os canais de influência e interacção já não garantem os mesmos resultados. Mais do que nunca, a tecnologia e as novas competências e processos de negócios orientados ao digital estão no centro desta transformação. Os marketeers devem aproveitar esta oportunidade para interagir com os consumidores de forma mais eficiente, através de uma multiplicidade crescente de pontos e canais de contacto. Mas, para serem bem sucedidos, não o podem fazer sozinhos. O alinhamento entre profissionais de marketing e de TI é um imperativo. Como afirma um marketeer questionado nesta pesquisa: “O consumidor está a ganhar o controlo de todas as decisões de compra, por isso a tecnologia deve facilitar esta simples premissa.”
“The CMO-CIO Alignment Imperative: Driving Revenue through Customer Relevance” é um estudo global sobre o estado das práticas de marketing digital, as prioridades e níveis de cooperação entre o marketing e as TI nas empresas em todo o mundo, com base em pesquisas quantitativas a mais de 300 executivos de marketing e 300 de TI, bem como debates com executivos de 50 empresas líderes de mercado.
Com base no estudo global realizado pela Accenture, em parceria com o “Chief Marketing Officer Council”, o relatório vem delinear os desafios fundamentais enfrentados. As empresas que consigam criar uma aliança forte entre os dois departamentos estarão na posse da chave do mundo digital. Como resultado, irão obter a lealdade do consumidor e uma defesa única da sua marca.
PARA LER O ARTIGO NA ÍNTEGRA CONSULTAR EDIÇÃO IMPRESSA Nº176